sábado, 29 de abril de 2017

ANEL SUECO RECEITA CULINÁRIA

ANEL SUECO RECEITA CULINÁRIA

700 g de farinha peneirada
3 ovos
sal qb
100 g manteiga
15 g fermento de padeiro
0,5 l leite adoçado

Despejam-se num alguidar vidrado setecentos gramas de farinha peneirada, abrindo uma cova no centro onde se deitam três gemas de ovos, sal, cem gramas de manteiga derretida, quinze gramas de fermento de padeiro, diluído em água tépida, Mistura-se tudo, com a ponta dos dedos, começando em seguida, a amassar, aos poucos e a juntar cinco decilitros de leite adoçado. Amassa-se até que a massa fique bem ligada, fazendo foles, nem muito mole nem muito espessa.

Então, cobre-se com um pano, deixando dobrar de volume, sinal de estar leveda. Logo que isso se verifique coloca-se a massa sobre a pedra da mesa, polvilhada de farinha, tendendo--se com o rolo para ficar muito fina. Pincela-se a superfície com manteiga derretida, polvilhando-se abundantemente com açúcar e canela, em pó, misturados.

Pegando por uma das pontas, enrola-se a massa, apoiando--se as duas extremidades do rolo, formando com ele um anel, que se coloca num tabuleiro untado e enfarinhado. Com uma tesoura dão-se golpes profundos na massa, sem se chegar à parte que assenta no tabuleiro.

A estas fatias assim obtidas puxam-se uma para a direita, outra para a esquerda até o anel ficar todo enfeitado.

Pinta-se com gemas de ovos o exterior de cada fatia, deixa--se repousar o bolo vinte minutos, findos os quais vai a cozer e alourar em forno quente.

Sem comentários: