sábado, 26 de novembro de 2016

RISOTO DE LINGUEIRÃO RECEITA CULINÁRIA

Risotto de Lingueirão

Lingueirão pequeno
Cebola
Alho
Pimento vermelho
Pimenta preta
Louro
Açafrão
Azeite
Arroz de bago curto
Vinho branco
Coentros

Depois de limpos os lingueirões, abra-os numa frigideira, sem os sobrepor, apenas uma fiada de cada vez, para que possa controlar o que se vai passando.
Mal existam lingueirões abertos, retire-os da frigideira e com o auxílio de uma colher de chá, remova-os da casca e reserve-os, bem como o líquido que libertaram.
Num fundo de azeite, refogue levemente o alho, a cebola e pimento vermelho, todos picados finamente e temperados de pimenta e louro.
Introduza o arroz e vá envolvendo até que os bagos se apresentem translúcidos.
Junte então meio copo de vinho e o açafrão, deixe evaporar em lume forte e vá então juntando o caldo que obteve dos lingueirões, sempre aos poucos e mexendo continuamente para que o arroz solte todo o seu amido. Quando não tiver mais caldo continue com água, durante o tempo que o arroz levar a estar cozido ou a seu gosto, o que pode acontecer em 11-12m se estiver a usar Carolino, 16-20m se estiver a usar um arroz italiano para risotto, ou, no meu caso, 18m pois estava a usar um arroz espanhol muito usado nas paellas.
Quando o arroz estiver cozido e o molho bem cremoso e abundante, rectifique o sal, retire do lume, junte os coentros picados e os lingueirões, envolva e sirva.

Sem comentários: