quinta-feira, 2 de abril de 2015

BROAS DE AZEITE RECEITA CULINÁRIA TRADICIONAL

BROAS
 BROAS DE AZEITE RECEITA CULINÁRIA TRADICIONAL

1l Água
½ l Azeite
50g Erva-doce
100g Miolo de Noz
750g Açúcar Amarelo
3 Colheres de Chá de Canela
1kg de Farinha (de preferência sem fermento)
Sal qb

Comece por ligar o forno a 250º e pique as nozes em pedaços bem pequenos.

Em seguida, numa panela junte a Água, o Azeite, a Erva-Doce, o Açúcar Amarelo, a Canela e uma pitada de Sal, mexa bem todos os ingredientes e leve ao lume até que ferva, deverá ir mexendo de vez em quando para que os ingredientes se vão envolvendo.

Quando estiver a ferver retire do lume, junte a Farinha e as Nozes bem picadinhas, com a ajuda de uma colher de pau ou espátula envolva bem os ingredientes até formarem uma massa.

Volte a colocar a panela em lume médio, deixe a massa secar um pouco, cerca de 3/5 min, para que possa sair alguma humidade e ao mexer a massa se solte das paredes da panela.

Deite a massa em cima de um tabuleiro ou diretamente em cima da bancada da cozinha e deixe arrefecer uns minutos. (Mas não muito, só o tempo necessário para que consiga trabalhar a massa com as mãos).

Enquanto a massa arrefece, polvilhe com farinha dois tabuleiros grandes de ir ao forno.

Unte as mãos com azeite e retire uma quantidade de massa (mais ou menos a quantidade de uma colher de sopa), molde pequenas broas com as mãos, disponha-as num dos tabuleiros e faça um efeito em cima com a ajuda de uma faca, leve ao forno durante 15 minutos.

Enquanto um tabuleiro estiver no forno pode continuar a fazer broas. Quando a primeira fornada estiver pronta, coloque o segundo tabuleiro no forno. Assim, conforme tira um tabuleiro do forno coloca imediatamente outro: será bastante mais rápido e econômico uma vez que não desperdiça o calor do forno.

Quando saírem do forno, coloque as broas num prato e salpique-as com açúcar a gosto.

Sem comentários: