terça-feira, 4 de março de 2014

AÇORDA DE CAMARÃO RECEITA CULINÁRIA TRADICIONAL

AÇORDA DE CAMARÃO RECEITA CULINÁRIA TRADICIONAL

6 Carcaças
1 molhinho de coentros frescos
 
2 dentes de alho
 
20 camarões médios
 
1 folha de louro
 
1 fio de azeite
 
1 pitada de sal e pimenta preta
 
Umas gotas de piripiri
 
1 lt de água
 
2 ovos

http://kitchenet.aeiou.pt/i/p.gif
Preparação:

http://kitchenet.aeiou.pt/i/p.gif
 Leve ao lume 1 lt de água com uma pitada de sal, a folha de louro e um dente de alho. Assim que ferver, junte os camarões e deixe cozer durante cerca de 6 minutos. Retire os camarões da água, coloque-os de imediato em água bem fria com uma pitada de sal para ficarem firmes e ganhem gosto. Reserve o caldo da cozedura do camarão. 
 Quando o camarão já estiver frio, descasque-o e coloque as cascas e as cabeças do camarão (reserve 4 camarões para decorar) no caldo onde os cozinhou. Leve novamente ao lume e deixe apurar as cascas neste caldo durante 30 minutos, em lume brando.
 
 Passado este tempo, desligue o lume. Escorra o caldo e deite-o sobre o pão cortado aos pedaços. Deixe o pão amolecer no caldo.
 
 Deite um fio de azeite num tacho e junte o alho finamente picado. Leve ao lume até o alho começar a estalar. Incorpore então o pão embebido no caldo. Tempere de sal a gosto, pimenta e umas gotas de piripiri. Em lume médio, deixe a açorda cozinhar até ferver. Quando começar a ferver, junte os coentros finamente cortados. Deixe ao lume durante uns 10 minutos até a açorda estar bem cozinhada.
 
 Desligue então o lume, junte o camarão descascado e os ovos e mexa-os rapidamente para que cozam. Decore com o camarão com casca e sirva de imediato.


SAIBA MAIS


Sem comentários: