sábado, 29 de janeiro de 2011

LEGUMES COZIDOS RECEITA CULINÁRIA

LEGUMES COZIDOS RECEITA CULINÁRIA


Os legumes cozidos ao vapor conservam as suas vitaminas em maior proporção que cozidos em água.

Se os legumes forem cozidos em água, as vitaminas e os minerais ficam na água da cozedura. Não a deite fora nesse caso. Utilize-a antes numa sopa ou num molho.

Os legumes precisam de ser lavados mesmo na altura de serem cozidos.

 A panela de pressão nunca deve estar cheia acima de 2/3 da sua altura.

 Os legumes frescos conservar-se-ão bem se os embrulhar em papel de jornal.


As batatas aquecidas não são tão boas. Contudo se lhe sobrarem algumas, esmague-as em puré enquanto estiverem ainda quentes e utilize-as em croquettes, ou então corte-as ainda quentes às rodelas e tempe­re-as imediatamente com vinagre.

A panela de pressão deve ser limpa APÓS ser utilizada. Guarde-a bem enxuta com a tampa voltada de maneira a não ficar hermeticamente fechada.

Alguns legumes precisam de ser escorridos depois da cozedura para se não impregnarem de água, como as alcachofras, os espargos, as couves-flôr, etc.
Os legumes secos, o arroz e a massa têm tendência para fazer subir a água da cozedura na na panela de pressão. Isto pode obstruir levemente a válvula de segurança. Quando lavar a tampa, passe um alfinete no orifício da válvula para se assegurar do seu bom funcionamento. Um fio de vinagre deitado na água em que for lavar os legumes faz cair os vermes no fundo do alguidar.

Se adaptar uma das suas receitas pessoais à panela de pressão conte com 1/3 do tempo de cozedura normal.

Sem comentários: