domingo, 30 de janeiro de 2011

ESPARGOS COZIDOS RECEITA CULINÁRIA

ESPARGOS COZIDOS RECEITA CULINÁRIA


Osespargos frescos são brancos, com a ponta branca ou violácea. É indispensável descascar os espargos com uma faca bem afiada por­que a pele fina que os cobre é muito dura.
 Lave-os cuidadosamente porque eles crescem na areia debaixo da terra. A ponta dos espargos conserva muitas vezes grãos de areia que se trincam, o que se deverá evitar preparando-os com toda a atenção.

2 kgs. de espargos (cerca de 500 grs. por pessoa)
cerca de 3 litros de água
 sal.

Descasque os espargos como as batatas. Lave-os. Ponha água a ferver na panela de pressão com meia colher de sopa de sal grosso. Mergulhe aí os espargos. Feche a tampa. Conte 5 minu­tos a partir do movimento giratório da válvula ou a partir do momento em que a válvula começa a ciciar.

Assim que a cozedura terminar, agarre na válvula com uma pega. Tire-a para fazer baixar a pressão. Depois abra a panela sem tardar e escor­ra os espargos (não os conserve nunca de molho para não ficarem es­ponjosos).

Os espargos ficarão muito bem com os seguintes molhos : Os espargos tépidos com : molho BRANCO, molho BEARNAISE, mo­lho HOLANDÊS, manteiga derretida . Os espargos frios com : VINAIGRETTE, molho TÁRTARO, molho de MAYONNAISE .

Espargos A MILANESA : Assim que os espargos estiverem cozidos, escôrra-os. Disponha-os sobre uma travessa que vá ao lume. Polvilhe-os com parmesão raspado ou gruyère raspado da véspera. Regue-os abundantemente com manteiga ou margarina derretida. Meta no forno alguns minutos.

Sem comentários: