domingo, 28 de fevereiro de 2010

CASSOULET RECEITA DE CULINÁRIA

CASSOULET RECEITA DE CULINÁRIA

500 g de feijão branco
2 dentes de alho
125 g de toucinho fumado
1 chouriço
250 g de porco
250 g de carneiro
60 g de banha de porco
2 cebolas
1 ramo de cheiros
1 folha de louro
1 latinha de concentrado de tomate
sal, pimenta, tomilho, pão ralado
nozinhas de manteiga

Ponha o feijão de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, leve-o a levantar fervura com os dentes de alho esmagados, o toucinho e o chouriço. Corte a carne de porco e de carneiro aos cubos, saltei-os em gordura quente, numa frigideira, com a cebola picadinha, a folha de louro e os cheiros. Junte tudo ao feijão e deite, misturando, o concentrado de tomate e os temperos. Deixe cozer em lume moderado. Retire o toucinho e o chouriço, corte-os às fatias e misture-as no feijão. Deite o cassoulet numa assadeira. Polvilhe com pão ralado e espalhe por cima nozinhas de manteiga. Gratine 10 minutos no forno. Em seguida, revolva muito bem, polvilhe novamente com pão ralado, espalhe nozinhas de manteiga e gratine outra vez. Repita este processo uma terceira vez.

CARNE MARINADA À RENANA RECEITA CULINÁRIA

CARNE MARINADA À RENANA RECEITA CULINÁRIA



1 kg de carne de vaca (ganso, pojadouro)

80 g de gordura para saltear


Marinada:

1/2 1 de água
1/4 1 de vinagre
1 colher de chá de sal
2 cebolas
1 cenoura
5 grãos de pimenta
2 cravinhos,
1 folha de louro
2 bagas de zimbro

Molho

sal, pimenta,
125 g de passas
75 g de gingerbread (ou, se não quiser, pão de centeio)
1 colher de sopa de geleia de maçã ou melaço,
2 boiões de iogurte
gengibre ralado (este só no caso de querer utilizar o
pão de centeio)

Prepare e lave a carne. Ferva os ingredientes da marinada e deixe arrefecer. Ponha a carne num alguidar e cubra-a com a marinada fria. Deixe marinar 2 ou 3 dias, voltando-a de vez em quando. Escorra a carne e salteie-a na gordura. Junte-lhe a marinada coada e deixe-a assar cerca de 90 minutos, regando-a com o molho de vez em quando. Deite--lhe as passas, demolhadas, e deixe cozer mais 15 minutos. Rectifique o molho de sal e pimenta, engrosse-o com o gingerbread (ou o pão de centeio e gengibre ralado) e ligue-o com a geleia de maçã ou o melaço, e o iogurte. Sirva a carne com o molho, acompanhada de crepes de batatas ou croquetes de batata e puré de maçã.

CARNE DE PORCO À ALENTEJANA RECEITA CULINÁRIA

CARNE DE PORCO À ALENTEJANA RECEITA CULINÁRIA

500 g de lombo de porco
500 g de perna de porco
1 colher de sopa bem cheia de massa de pimentão
2 dentes de alho
100 g de banha,
sal, pimenta
1 kg de amêijoas

Corte a carne de porco em quadrados com três a quatro centímetros e barre-a com a massa de pimentão e os dentes de alho pisados com um pouco de sal grosso. Deixe ficar assim durante duas horas pelo menos. Aqueça a banha numa frigideira, junte a carne de porco e deixe fritar.
Na altura de servir, rectifique o tempero e junte mais sal e alguma pimenta se for necessário. Adicione as amêijoas bem lavadas e libertas de areia. Logo que as amêijoas abram, sirva com gomos de laranja ou de limão, e batatinhas fritas em óleo bem quente. Pode ou não polvilhar com salsa picada.

CARIL DE GALINHA RECEITA DE CULINÁRIA

RECEITA DE CULINÁRIA CARIL DE GALINHA


1 galinha,
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina,
1 cebola,
100 g de presunto,
1 maçã reineta,
2 dentes de alho,
3 colheres de sopa de pó de caril,
250 g de tomate,
4 dl de leite de coco,
1 dl de natas,
1 limão, louro, tomilho,
cardomomo, canela, macis, açafrão, sal e pimenta


Pique a cebola e aloure-a na manteiga. Junte a galinha cortada em bocados, o presunto cortado em quadradinhos e a maçã ralada.
Polvilhe com um pouco de tomilho, uma pitada de cardomomo, canela, macis (a parte exterior da noz moscada), os dentes de alho esmagados, louro, açafrão e o caril. Misture tudo. Junte o tomate pelado e esmagado. Regue com o leite de coco e deixe cozer durante 40 minutos. Tempere com sal e pimenta. No último momento adicione as natas e o sumo de limão. Sirva ao mesmo tempo arroz à indiana e, se quiser, acompanhe com ananás.

CARBONADA CRIOLLA RECEITA CULINÁRIA

CARBONADA CRIOLLA RECEITA CULINÁRIA


1 kg de vaca ou vitela
100 g de banha de porco,
2 cebolas
1 dente de alho,
2 pimentos
3 tomates,
1 ramos de cheiro
1/2 cabeça de aipo
1 folha de louro,
3 grãos de pimenta
sal, manjerona, pimenta
tomilho, salsa
1/4 1 de vinho branco
1/2 1 de caldo de carne
4 batatas
250 g de abóbora
2 maçãs
1 lata pequena de milho
2 pêssegos
200 g de uvas
100 g de arroz cozido

Corte a carne como para guisado e frite-a na gordura. A parte, aloure as cebolas com o dente de alho esmagado, os pimentos cortados, limpos das sementes e da polpa branca, e os tomates cortados. Junte à carne. Em seguida adicione os cheiros, o aipo cortado e os temperos. Deite o vinho e o caldo e leve a cozer em lume moderado cerca de 60 minutos.
Junte as batatas, a abóbora e as maçãs cortadas aos cubos e, ao fim de 15 minutos, adicione o milho, os pêssegos e as uvas. Pouco antes do termo da cozedura, misture o arroz cozido. Rectifique os temperos e sirva a carbonada numa caçarola ou numa metade de abóbora esvaziada.
Variante: em vez de misturar o arroz, sirva-o à parte.

CANNELLONES RECEITA CULINÁRIA

CANNELLONES RECEITA CULINÁRIA

12 cannelloni 
200 g de mistura de carnes picadas
250 g de espinafres crus
 orégãos, sal, salsa picada
2-3 ovos
2 colheres de sopa de pão ralado
concentrado de tomate
um pouco de manteiga
queijo ralado

Coza os cannelloni durante 8 minutos em água com sal. Escorra-os bem. Frite em óleo a carne picada e os espinafres picados com as ervas aromáticas. Deixe arrefecer um pouco e ligue esta massa com os ovos, o pão ralado e o concentrado de tomate. Recheie os cannelloni com este preparado e disponha-os num prato, de ir ao forno, untado. Espalhe por cima nozinhas de manteiga e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno, a cerca de 220° C, até se formar uma crosta (12 a 15 minutos). Variante: Substitua os cannelloni de compra por uma massa de tipo italiano feita em casa. Faça-a com 100 g de farinha, 1 ovo, 1 colher de sopa de água, um pouco de sal e de azeite. Amasse muito bem e deixe repousar 1 hora. Estenda-a e corte quadrados de 10 cm de lado. Coza-os em água levemente temperada de sal com 1 colher de chá de azeite. Escorra e trabalhe-a como para os cannelloni de compra. Os cannelloni servem-se com um molho de tomate picante e salada de alface.

PATO COM LARANJA RECEITA CULINÁRIA

PATO COM LARANJA RECEITA CULINÁRIA

CANARD A LORANGE RECEITA CULINÁRIA

1 Pato
sal, pimenta, tomilho,
2 Colheres de sopa de azeite,
2 Laranjas
2 maçãs
1 folha de louro, salsa
1 copo de vinho branco seco
20 g de maizena
1 laranja

Limpe o pato e esfregue-o com sal, pimenta e tomilho. Pincele-o com azeite. Recheie-o com rodelas de laranja e de maçã, folha de louro e salsa picada. Aloure o pato 10 minutos em lume forte e deixe-o continuar a assar mais 60 a 90 minutos em lume moderado. Regue-o com vinho e, de vez em quando, vá-o regando com o suco da cozedura. Deixe ferver o molho com um pouco de vinho branco e engrosse-o com maizena dissolvida em frio. Adicione o sumo da laranja e a casca cortada em tiras fininhas e escaldada. Sirva o pato rodeado de rodelas de laranja. Deite por cima um pouco de molho e sirva o resto à parte.

BOUILLABBAISSO RECEITA CULINÁRIA

BOUILLABBAISSO RECEITA CULINÁRIA

1 Kg de peixe de mar de várias qualidades,
5 Colheres de sopa de azeite
2 cebolas
2 dentes de alho,
2 Tomates
1 batata,
1 Bolbo de funcho
tomilho, salsa,
3 Bagas de zimbro,
Sal, pimenta, paprika, caril,
1 pitada de açafrão
1/2 copo de vinho branco
10 mexilhões
125 g de maionese
pó de alho
4 fatias de pão branco

Limpe e parta o peixe (de preferência escolha variedades com carne rija). Faça um caldo com os restos aproveitáveis. Numa caçarola grande, aqueça o azeite e estufe a cebola picada grossa com o alho esmagado, o tomate, a batata e o funcho cortados às rodelas. Deite o peixe mais rijo e os temperos, e depois o caldo de peixe. Deixe cozer 10 minutos. Acrescente o peixe mais mole e os mexilhões (de lata). Acabe de cozer, em lume forte, uns 5 a 8 minutos. Retire o peixe e disponha-o numa travessa previamente aquecida. Coe e rectifique o caldo. Misture a maionese com o pó de alho e barre com ela as fatias de pão branco. Coloque-as nos pratos e vase por cima o caldo. Sirva o peixe e o resto da maionese à parte.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

BOSTON BAKED BEANS RECEITA CULINÁRIA

BOSTON BAKED BEANS RECEITA CULINÁRIA

500 g de feijão branco
sal
2 cebolas,
1 Colher de chá de cravinho
75 g de açúcar mascavado,
2 Colheres de sopa de melaço,
1 Colher de chá de mostarda em pó
1/2 colher de chá de pimenta preta
200 g de vão de costelas de porco salgado

Ponha o feijão de molho durante uma noite. No dia seguinte, tempere de sal e deixe cozer cerca de 30 minutos, escorrendo em seguida. Espete o cravinho nas cebolas, ponha-as numa caçarola que vede bem e deite parte do feijão por cima. Em 1/2 l de água, misture 50 g de açúcar, o melaço e os condimentos. Adicione ao feijão. Introduza a carne na caçarola e cubra com o resto do feijão. Tape a caçarola e leve a cozer em forno quente (cerca de 175° C) cerca de 4 ou 5 horas. Na última meia hora, tire a tampa, polvilhe com o resto do açúcar e deixe tostar. Enquanto dura a cozedura, acrescente a água quente precisa. Sirva a feijoada com pão de aveia de Boston ou, em substituição, com Pumpernickel doce.

BORSCH SOPA TRADICIONAL RECEITA CULINÁRIA

BORSCH SOPA TRADICIONAL RUSSA RECEITA CULINÁRIA


500 g de carne de vaca
sal, pimenta
1 dente de alho
1 cebola picada
2 cenouras,
3 Batatas
2 beterrabas
1/2 couve branca
4 tomates
40 g de manteiga ou margarina
vinagre
salsa picada
2 boiões de iogurte
250 g de farinha de trigo-sarraceno
40 g de manteiga

Lave a carne de vaca, corte-a aos cubos e ponha-a ao lume com cerca de 1,5 litro de água, sal, pimenta e o alho esmagado. Deixe cozer 30 minutos. Aloure na gordura, em lume forte, a cebola, as batatas e as beterrabas cortadas aos cubos, a couve branca migada e o tomate pelado e cortado aos bocados. Junte tudo à sopa e deixe cozer em lume brando até a carne e os legumes estarem prontos. Tempere a sopa com sal, pimenta e vinagre, polvilhe de salsa picada e, pouco antes de servir, deite por cima o iogurte.

Numa frigideira com pouca gordura, torre a farinha de trigo-sarraceno, que deve ficar bem loura. Deite-a numa caçarola e junte-lhe água a ferver (3 dedos a taparem a farinha). Tempere de sal e deixe cozer no forno, a 200° C, até secar. Sirva a papa de trigo sarraceno a acompanhar o borsch, regada com manteiga derretida.

BOLLITO MISTO RECEITA CULINÁRIA ITALIA

BOLLITO MISTO RECEITA CULINÁRIA ITÁLIA

1 Língua de vaca
1 cabeça de vitela
1 kg de carne de vaca (cachaço, aba carregada)
1 galinha
2 pés de porco
1 cenoura
1 cebola
1 ramo de cheiros
sal

Ingredientes para o molho

3 ovos cozidos
1/8 1 de óleo
3 colheres de sopa de vinagre de vinho,
sal, pimenta, açúcar
6 colheres de sopa de ervas aromáticas picadas

Coza as carnes e a galinha com os legumes, os cheiros e o sal na panela de pressão, segundo a tabela de tempos de cozedura. A seguir pele a língua e disponha todas as carnes, quentes, sobre um grande tabuleiro. Sirva com batata cozida, cenouras estufadas, couve branca ou lombarda estufada, salada de aipo e beterraba, pepinos de conserva, picles variados e cebolinhas de conserva.

Para o molho, pique finamente os ovos. Bata o óleo, o vinagre e os temperos. Misture os ovos e as ervas (p. ex. funcho, estragão, cerefólio, salsa, pimpinela, azedas, cebolinho). Deixe repousar o molho durante umas 2 horas.

BOEUF STROGONOFF RECEITA CULINÁRIA

BOEUF STROGONOFF RECEITA CULINÁRIA

2 Cebolas
40 g de manteiga
30 g de farinha
1/4 1 de caldo de carne
mostarda, sal, sumo de limão
1 boião de iogurte
2 pepinos de conserva
100 g de cogumelos estufados
500 g de lombo de vaca
40 g de manteiga

Pique grosseiramente a cebola e aloure-a na manteiga. Polvilhe com a farinha e regue com o caldo. Deixe cozer o molho durante 15 minutos. Tempere com a mostarda, o sal e o sumo de limão e adicione, mexendo, o iogurte. Junte os cogumelos e os pepinos finamente cortados.
Deixe cozer um pouco. Corte a carne em cubos ou tiras e frite-a, em lume forte, numa frigideira. A carne tem de ficar rosada por dentro. Não deve, de modo algum, ficar demasiadamente passada pois torna-se insípida. Misture o suco da carne frita ao molho. Sem deixar cozer mais, passe a carne rapidamente pelo molho. Se gostar, pode enriquecer o molho com tomate às rodelas (que se juntaria à cebola). Sirva com batatas fritas, massa ou almôndegas de pão.

BIGOSCH COM COUVE BRANCA RECEITA CULINÁRIA

Receita do Bigosch com couve branca:

125 g de toucinho fumado magro
500 g de carne de porco
3 cebolas
125 g de chouriço
750 g de couve branca
125 g de cogumelos
1 latinha de concentrado de tomate
2 dentes de alho
1 colher de chá de paprika
manjerona, sal
1 folha de louro
1/2 1 de vinho branco

Corte o toucinho e a carne de porco em pequenos cubos e aloure-os com a cebola picada. Junte o chouriço cortado às rodelas e a couve branca grosseiramente cortada. Em seguida, acrescente os cogumelos, o concentrado de tomate, os dentes de alho esmagados e os temperos. Deite o vinho e adicione a quantidade de água que chegue para cobrir os ingredientes, bem misturados. Deixe cozer em lume brando, sem mexer, na caçarola bem tapada. Sirva quente ou morno com pão caseiro.

ARROZ TRAUTTMANS DORFF RECEITA CULINÁRIA

ARROZ TRAUTTMANS DORFF

125 g de arroz
1 pitada de sal
80 g de açúcar
1/2 vagem de baunilha
3/4 1 de leite
6 folhas de gelatina branca
2 colheres de sopa de marrasquino
1/4 1 de natas
açúcar
125 g de frutas cristalizadas

Lave o arroz e coza-o no leite, em lume brando, com o sal, o açúcar e a vagem de baunilha.
 Retire a vagem de baunilha e deixe arrefecer o arroz.
 Amoleça a gelatina em água fria durante 10 minutos.
Derreta-a em banho-maria ou em lume muito brando.
 Deixe arrefecer um pouco e misture-a com o marrasquino e as natas batidas de modo a ficarem firmes.
 Pique grosseiramente as frutas cristalizadas, reservando algumas para a guarnição.
 Misture o arroz com as natas e as frutas cristalizadas e deite tudo numa taça ou numa forma de pudim passada por água fria. 
Deixe solidificar em lugar fresco. Volte a forma sobre um prato e guarneça com as frutas reservadas para esse fim. Sirva acompanhado de um molho de vinho ou de frutas.

ANGEL ON HORSEBAK RECEITA CULINÁRIA

ANGEL ON HORSEBAK RECEITA CULINÁRIA

12 a 16 ostras

12 a 16 fatias de toucinho muito finas

pimenta

1 limão

Abra as ostras e retire a carne. Utilize apenas ostras bem fechadas — deite fora as que tenham a concha aberta.

Envolva cada ostra numa fatia de toucinho e fixe com um palito. Polvilhe com pimenta moída na altura.

Disponha os rolinhos num tabuleiro de ir ao forno e toste-os 10 a 15 minutos, em forno previamente aquecido, de modo a que o toucinho fique consistente e estaladiço. Sirva quente com rodelas de limão e fatias de pão torrado. Também pode grelhar as ostras, devendo a distância do lume às espetadas ser de cerca de 10 cm. Grelhe 3 a 4 minutos de cada lado. Se quiser, pode cobrir as ostras — tanto assadas como grelhadas — com pão ralado torrado (para este fim, utilize unicamente manteiga).

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

BOLINHOS DE CHOCOLATE RECEITA CULINÁRIA

BOLINHOS DE CHOCOLATE RECEITA CULINÁRIA

75 g de chocolate em barra
1 colher de café de natas
2 ovos
175 g de açúcar
100 g de amêndoas finamente raladas.

Partam o chocolate em bocados e derretam-no em banho-maria juntamente com as natas. Entretanto, batam os ovos com o açúcar até obterem uma mistura esbranquiçada. Juntem o chocolate derretido e as amêndoas. Misturem bem. Untem uma placa de pastelaria e disponham montinhos do preparado com 3 cm de distância uns dos outros. Introduzam no forno quente (200 °C) e deixem cozer cerca de 5 minutos. Deixem os bolinhos arrefecer

MERENGUE RECEITA CULINÁRIA

MERENGUE RECEITA CULINÁRIA


4 claras de ovos

1 pitada de sal

250 g de açúcar.


Batam as claras em castelo com o sal. Juntem 50 g de açúcar, batendo sempre. Adicionem o restante açúcar em chuva. Parem de bater assim que a mistura se tomar Usa. Disponham colheradas do merengue na placa de pastelaria untada e polvilhada com farinha. Introduzam em forno muito brando (70 °C) durante cerca de 2 horas.

BOLINHOS RECEITA CULINÁRIA

BOLINHOS RECEITA CULINÁRIA

125 g de amêndoas raladas

180 g de açúcar

2 claras de ovos

2 colheres de café de fécula de batata

70 g de chocolate em barra

açúcar em pó.

Misturem as amêndoas com o açúcar. Adicionem a pouco e pouco as claras de ovos e a fécula, mexendo sempre. Derretam o chocolate em banho-maria. Adicionem à preparação. Coloquem duas folhas de papel vegetal untadas sobre a placa de pastelaria. Disponham montinhos da massa sobre as folhas e achatem-nos ligeiramente com um pincel molhado em água. Polvilhem com açúcar em pó. Introduzam em forno médio (180 °C) e deixem cozer cerca de 15 minutos.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

COMPOTA DE CEREJAS RECEITA CULINÁRIA

COMPOTA DE CEREJAS RECEITA CULINÁRIA

1,6 kg de cerejas
1 limão
1,6 kg de açucar

Lavem e escorram 1,600 kg de cerejas. Retirem os caroços e introduzam-nas num recipiente com um pouco de açúcar e o sumo de 1 limão. 
Deixem macerar durante a noite. No dia seguinte, coloquem--nas num tacho com 1,600 kg de açúcar e cozam--nas sobre lume forte durante 30 minutos. Mexam e deixem o doce atingir os 105 °C. Retirem do lume e deitem a compota em frascos.

COMPOTA DE CASTANHAS RECEITA CULINÁRIA

COMPOTA DE CASTANHAS RECEITA CULINÁRIA

Lavem as castanhas, dêem-lhes um golpe na casca e cozam-nas em água.
Retirem as cascas e esma­guem a polpa. Por cada quilo de polpa de casta­nhãs, tomem 75 g de açúcar. Levem o puré de cas­tanhas ao lume e juntem um pouco de leite para o amolecer. Mexam e juntem o açúcar dissolvido num pouco de água. Misturem bem. Deitem a com­pota nos frascos sem os encherem completamente. Esterilizem-nos, introduzindo-os em água a ferver, embrulhados num pano, durante cerca de 30 minu­tos.

COMPOTA DE AMORAS RECEITA CULINÁRIA

COMPOTA DE AMORAS RECEITA DE CULINÁRIA


1 kg de amoras
1 kg de açucar

Lavem e deixem escorrer 1 kg de amoras.
 Coloquem-nas num tacho com igual peso de açúcar. 
Deixem cozer suavemente, mexendo sempre com uma colher de pau. 
Quando a compota tiver a con­sistência desejada, retirem-na do lume. 
Deitem a compota em frascos, fechando-os hermeticamente.

COMPOTA DE MELANCIA RECEITA CULINÁRIA

COMPOTA DE MELANCIA RECEITA CULINÁRIA


Retirem a casca da melancia e cortem-na em cu­bos.
Coloquem estes num recipiente com 1 kg de açúcar e deixem macerar durante 2 horas.
Passem uma parte dos cubos no passador. Deitem o puré obtido num recipiente e levem ao lume durante 30 minutos. Adicionem os cubos restantes e a raspa da casca de 1 limão. Deixem ferver suavemente até obterem uma compota consistente. Retirem do lu­me e encham os frascos com o doce.

COMPOTA DE MAÇÃ RECEITA CULINÁRIA

COMPOTA DE MAÇÃ RECEITA CULINÁRIA


Tomem 1,5 kg de maçãs. Descasquem-nas e re­tirem os corações. Cozam as maçãs juntamente com as cascas. Assim que estiverem «moles», es­corram as maçãs e esmaguem-nas (sem as cascas). Pesem a polpa obtida e tomem o mesmo peso em açúcar. Juntem o sumo de 1 limão e levem ao lume. Deixem ferver suavemente até obterem um doce consistente. Façam um teste: deitem uma colher do doce para um prato; se não se formar líquido, o doce está pronto. Encham os frascos e fechem-nos.

COMPOTA DE MORANGO RECEITA CULINÁRIA

COMPOTA DE MORANGO RECEITA CULINÁRIA


Lavem e tirem os pés e as folhas a 1,5 kg de moran­gos.
Coloquem-nos num tacho com o sumo de 1/2 limão.
Deixem ferver durante cerca de 35 minutos ou até que tenham ficado macios.
Juntem 1,300 kg de açúcar e mexam cuidadosamente com uma co­lher de pau enquanto a mistura coze sobre lume brando.
Deixem ferver até atingir 105 °C.
Deixem repousar durante 15 minutos e deitem o doce em frascos aquecidos.

COMPOTA DE PÊSSEGOS RECEITA CULINÁRIA

COMPOTA DE PÊSSEGOS RECEITA CULINÁRIA

Descasquem 1 kg de pêssegos maduros e cortem--nos em quatro partes.
Preparem um xarope com 1 kg de açúcar e 7,5 dl de água.
Deixem ferver suavemente durante 15 minutos.
Juntem os pêssegos e deixem ferver, mexendo sempre, durante mais 15 minutos.
Retirem a espuma que se forma à superfí­cie e encham os frascos com o doce.

COMPOTA DE AMEIXAS RECEITA DE CULINÁRIA

COMPOTA DE AMEIXAS RECEITA DE CULINÁRIA

Lavem bem 1 kg de ameixas, cortem-nas ao meio e retirem-lhes o caroço.
Preparem o xarope com 1 kg de açúcar e 3 copos de água.
Deixem ferver durante 15 minutos e juntem as ameixas e a raspa da casca de 1 limão.
Deixem ferver, mexendo sem­pre, durante 10 minutos.
Retirem a espuma que se forma à superfície e encham os frascos com o doce.

BOLINHOS PEQUENAS FANTASIAS RECEITA CULINÁRIA

BOLINHOS PEQUENAS FANTASIAS RECEITA CULINÁRIA

80 g de passas de Corinto
1 colher de sopa de mms
120 g de manteiga
120 g de açúcar
2 ovos
150 g de farinha.

Ponham as passas de molho no rum a que juntaram um pouco de água. Numa tigela, ba­tam a manteiga com o açúcar. Juntem os ovos, um a um, batendo sempre. Adicionem a farinha e as pas­sas escorridas. Disponham montinhos da massa preparada num tabuleiro untado. Introduzam em fomo bem quente (230 °C) e deixem cozer, cada fomada de bolos, 5 minutos. Sirvam-nos frios

PÃO RECEITA CULINÁRIA

PÃO RECEITA CULINÁRIA

10 g de fermento de padeiro
1 dl de leite
250 g de farinha
1 colher de café de sal
125 g de manteiga
3 ovos.

Dissolvam o fermento de padeiro no leite morno. Deitem a farinha numa tigela, façam um buraco no meio e deitem aí o leite com o fermento. Misturem bem. Juntem o sal, a manteiga derretida e mexam com um garfo. Adicionem os ovos, um a um, e mis­turem com uma espátula de madeira. Formem pãe­zinhos, disponham-nos na placa de pastelaria un­tada e deixem levedar à temperatura ambiente durante 1 hora. Introduzam os pãezinhos em forno médio (180 °C> e deixem cozer durante 20 a 30 mi­nutos. Uma vez frios, podem comer os pães com mel, compota, ou simplesmente com manteiga.

BOLO DE QUARTA FEIRA

Bolo de quarta-feira

Ingredientes
3 ovos; 1 copo de açúcar; 1 limão; 3/4 de copo de óleo; 1/2 copo de leite; 2 copos e 1/2 de farinha; 1 pacote de fermento em pó.

Preparação
Batam os ovos com o açúcar e a raspa da casca do limão. Juntem um pouco de óleo e um pouco de leite, batendo sem­pre. Procedam deste modo até os copos estarem vazios. Adicionem cuidadosamente a farinha pe­neirada com o fermento, misturando com uma es­pátula para não fazer grumos. Deitem a massa numa forma rectangular untada e polvilhada com farinha. Introduzam em forno médio (180 °C) e dei­xem cozer durante cerca de 40 minutos. Desenfor­mem o bolo e deixem arrefecer. Este bolo, embru­lhado em papel de alumínio, pode conservar-se vários dias.

TARTE DE AMORAS RECEITA CULINÁRIA

TARTE DE AMORAS RECEITA CULINÁRIA

500 g de massa areada
300 g de amoras
150 g de natas
2 ovos
100 g de açúcar.

Esta tarte de gosto requintado prevê todas as combinações de frutos possíveis desde as amoras às framboesas, dos morangos às cerejas e por aí fora. Estendam a massa com o rolo na mesa enfarinhada. Forrem com ela uma forma de tarte e piquem o fundo com um garfo fino. Espalhem as amoras lavadas no fundo da tarte. Numa tigela, mis­turem as natas com os ovos e o açúcar. Deitem este preparado sobre as amoras e introduzam em forno bem quente (220 °C). Deixem cozer durante cerca de 35 minutos.

TARTE DE MAÇÃS RECEITA CULINÁRIA

TARTE DE MAÇÃS RECEITA CULINÁRIA

500 g de massa quebrada
compota de maças
750 g de maçãs reinetas
4 colheres de sopa de açúcar.

Estendam a massa com o rolo na mesa enfarinhada. Forrem com ela uma forma de tarte grande. Piquem o fundo com um garfo fino. Cubram o fundo com compota de maçãs. Lavem e descasquem as maçãs. Retirem-lhes os corações e cortem-nas em lâminas. Espalhem sobre a compota. Polvilhem com o açúcar. Introduzam a tarte em forno quente (200 °C) durante cerca de 40 minutos. Sirvam a tarte morna ou fria.

DOCE DE TACINHA RECEITA CULINÁRIA

DOCE DE TACINHA RECEITA CULINÁRIA

2 ovos
100 g de açúcar+50 g para o caramelo
40 g de farinha
1/2 litro de leite.

Separem as gemas das cla­ras. Batam as gemas com os 100 g de açúcar até obterem uma mistura esbranquiçada. Adicionem a farinha e depois o leite a ferver. Levem tudo ao lume, até levantar fervura, mexendo sempre. Re­tirem do lume e deixem arrefecer. Preparem um caramelo com o açúcar e um pouco de água. Quando o caramelo se apresentar dourado, juntem um copo de água morna  Adicionem o caramelo ao creme prepara­do. Batam as claras em castelo bem firme e juntem-nas cuidadosamente à massa. Dividam a massa por 6 tacinhas. Introduzam no frigorífico até à altura de servir.

REGALO DE AMÊNDOAS RECEITA CULINÁRIA

REGALO DE AMÊNDOAS RECEITA CULINÁRIA

200 g de açúcar
200 g de amêndoas raladas
raspa de casca de 1 limão
4 ovos
20 g de maizena
125 g de manteiga.

Misturem o açúcar com as amêndoas e a raspa da casca do limão. Adicio­nem 2 ovos inteiros, um a um, depois mais 2 gemas. Juntem a maizena, depois as 2 claras batidas em castelo. Por fim, juntem a manteiga derretida. Mis­turem bem. Deitem o preparado numa forma re­donda untada. Introduzam em forno médio (180 °C) durante 40 minutos.
Este bolo faz as delícias de toda a minha família.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

ROCHAS DE AMENDOA

Rochas de amêndoa

Ingredientes
200 g de miolo de amêndoa; 4 claras de ovos; 350 g de açúcar; farinha.

Preparação
Ralem as amên­doas grosseiramente. Batam as claras em castelo com o açúcar. Misturem tudo muito bem com a co­lher de pau. Se a mistura vos parecer muito mole, juntem um pouco de farinha. Deitem colheradas desta massa num tabuleiro previamente untado e polvilhado com farinha, deixando cerca de 4 cm de distância entre elas. Levem a cozer em forno médio (180 °C) durante cerca de 20 minutos. Atenção! Vi­giem as rochas para evitar que elas se queimem. Retirem do tabuleiro e deixem arrefecer sobre uma rede.

BANANAS GRATINADAS RECEITA CULINÁRIA

BANANAS GRATINADAS RECEITA CULINÁRIA

 4 Bananas
 1 limão o sumo 
 2 ovos
 2 colheres de sopa de açúcar.

Preparação
Cortem as bananas ao meio no sentido do comprimento e disponham-nas num prato que pos­sa ir ao forno e à mesa. Reguem-nas com o sumo de limão. Introduzam no forno com a posição de grelhador e deixem cozer 5 minutos. Entretanto, batam as claras em castelo bem firme. Batam as gemas com o açúcar até obterem uma mistura es­branquiçada. Adicionem às claras, continuando a bater. Deitem este preparado sobre as bananas quentes e levem a gratinar durante 10 minutos. Sir­vam imediatamente.

MOLHO DE TOMATE RECEITA CULINÁRIA

MOLHO DE TOMATE RECEITA CULINÁRIA


Refoga-se a cebola às rodas, em azeite.
Depois de refogada, junta-se-lhe tomate devidamente pelado e sem pevides, passado pelo passador, salsa, pimenta e sal.
Deixa-se ferver durante uns minutos.
Depois, deita-se-lhe uma colher de fari­nha diluída em água, deixando ferver mais uma vez, para engrossar.

MOLHO VERDE RECEITA CULINÁRIA

MOLHO VERDE RECEITA CULINÁRIA

Num almofariz, pisam-se muito bem coentros, espinafres, salsa e uma pitadinha de sal.
Deita-se esta mistura para uma tijela e unta-se pouco a pouco, mexendo bem, azeite e sumo de limão.

MAIONESE RECEITA CULINÁRIA

MOLHO DE MAIONESE RECEITA CULINÁRIA


Numa tigela, deita-se uma gema de ovo, pimenta, sal e umas gotas de vinagre, desmanchando o ovo muito bem.

Sobre esta mistura deixa-se cair azeite em fio delgado, batendo constantemente com um garfo de madeira, para incorporar muito bem o ovo com azeite.

A massa vai engrossando, chegando a uma consistência gelatinosa.

MOLHO DE CEBOLAS RECEITA CULINÁRIA

MOLHO DE CEBOLAS RECEITA CULINÁRIA

Numa caçarola derrete-se uma colher bem cheia de manteiga.
Junta-se-lhe uma ou duas cebolas pica­dinhas, deixando-se alourar.
Temperam-se com pimenta, deita-se uma pouca de água a ferver, mexe-se muito bem, retira-se do lume e deixa-se arrefecer, jun­tando-lhe duas gemas de ovo.

MOLHO ESPUMA RECEITA CULINÁRIA

MOLHO ESPUMA RECEITA CULINÁRIA
( Para peixe cozido )

Faz-se um creme com um pouco de leite, farinha, uma gema de ovo e sal.
Leva-se ao lume a engrossar, mexendo sempre para não criar grumos.
Bate-se a clara do ovo em neve, junta-se ao creme, mexe-se bem e deita-se por cima do peixe.
A volta do peixe, a enfeitar, colocam-se raminhos de agriões e puré de batata.

MOLHO BRANCO RECEITA CULINÁRIA

MOLHO BRANCO RECEITA CULINÁRIA

Desfaz-se uma colher de farinha Maizena e duas de farinha de trigo, em meio litro de leite frio, a pouco e pouco, juntando-lhe depois uma colher de manteiga, sal e pimenta.
Vai ao lume brando, mexendo sempre até ferver e ficar em creme pouco espesso. Se en­grossar demasiado, deita-se mais leite ou caldo.

MOLHO AMARELO RECEITA CULINÁRIA

MOLHO AMARELO RECEITA CULINÁRIA

Num tachinho, desfaz-se uma gema à qual se juntam duas colheres das de sopa, de farinha, uma colherzinha de manteiga der­retida e um decilitro de leite frio.  Tempera-se de sal, mexe-se tudo muito bem, com uma colher, até ficar perfeitamente ligado, levando-se ao lume a engrossar.

MOLHO BECHAMEL RECEITA CULINÁRIA

MOLHO BECHAMEL RECEITA CULINÁRIA

1 coler de sopa com manteiga
1 colher de sopa com farinha de trigo
leite fervido qb
pimenta
nos moscada
sal

Numa caçarola, deita-se uma colher de manteiga.
Quando estiver derretida, junta-se-lhe uma colher de farinha de trigo, mexendo sempre muito bem, para ligar com a gordura.
Quando principiar a alourar, vai-se adi­cionando uma porção de leite fervido.
Mexe-se constantemente com uma colher de pau e, quando levantar fervura retira-se do calor forte e deixa-se ferver em lume brando, até ficar na consistência devida.
Tira-se do lume e tempera-se com uma pitada de pimenta, uma leve raspa de noz moscada e o sal.

ARROZ DE PEIXE RECEITA CULINÁRIA

ARROZ DE PEIXE RECEITA CULINÁRIA

peixe
arroz
banha
azeite
cebola
tomate
pimenta
salsa

Coze-se o peixe (para o que se pode aproveitar a parte da cabeça), retirando-lhe as espinhas; esta água aproveita-se para cozer o arroz.
Deita-se um pouco de banha e de azeite numa caçarola; deixa-se aquecer e junta-se--lhe uma cebola grande, cortada às rodas, tomate sem peles nem pevides, pimenta e um ramo de salsa. Quando a cebola estiver loura, deita-se uma pouca de água, deixan­do-a estar mais algum tempo.
Junta-se os bocados do peixe e a água precisa para cozinhar o arroz; espera-se que levante fervura, adicionando então o arroz que se deixa cozer em lume brando.

DOCE DE PÃO RECEITA DE CULINÁRIA

DOCE DE PÃO RECEITA DE CULINÁRIA

Deixam-se amolecer, durante algumas horas, duas fatias de miolo de pão, em leite bem doce.
Quando o leite estiver ensopado, desfaz--se tudo muito bem com uma colher de pau.
Leva-se ao lume, deixa-se esfriar um pouco; junta-se-lhe uma gema de ovo, le­vando novamente ao lume o tempo sufi­ciente para cozer a gema.

FILETES DE PEIXE RECEITA CULINÁRIA

FILETES DE PEIXE RECEITA CULINÁRIA

Cortam-se os filetes altos e põem-se a marinar, com sal, pimenta, limão, e um fio de azeite.
Depois de estarem assim algum tempo para tomarem bem o gosto, enxugam-se, pas­sam-se por farinha de trigo e por ovo batido e fritam-se.
Servem-se numa travessa guarnecida com puré de batata e enfeitada com rodas de cenoura cozida ou raminhos de agriões.

SOPA DE PURÉ DE BATATA RECEITA CULINARIA

Sopa de puré de batata com espinafres

Põem-se algumas batatas a cozer; depois de cozidas, passam-se pelo passador.
Acrescenta-se a água em que foram cozi­das, junta-se-lhe o puré e tempera-se com uma colher de banha, outra de azeite e sal.
 Deixa-se ferver, juntando os espinafres es­farrapados.

ISCAS DE FIGADO RECEITA CULINÁRIA

ISCAS DE FIGADO RECEITA CULINÁRIA

Limpa-se o fígado; com uma faca bem afiada, corta-se em lâminas tão delgadas quanto possível.
Deitam-se as iscas num prato fundo e temperam-se de sal, pimenta, alhos cortados e vinagre, deixando estar durante duas horas, a tomar gosto.
Fritam-se as iscas numa frigideira com banha de porco.
Separadamente, raspa-se a polpa do baço, que sempre se compra com o fígado e que se emprega para engrossar o molho.
Retiram-se as iscas depois de fritas, e junta-se à banha em que foram preparadas, a polpa do baço, deixando estar ao lume o tempo suficiente para o molho engrossar.

CALDEIRADA DE PEIXE RECEITA CULINÁRIA

CALDEIRADA DE PEIXE RECEITA  CULINÁRIA

Leva-se ao lume, num tacho de barro, azeite, bastante cebola às rodas, tomates sem peles nem sementes, um ramo de salsa, pi­menta e bastante colorau doce, com uma folha de louro.
Deixa-se ferver durante algum tempo; juntam-se batatas às rodas e deixa-se ferver mais um pouco. Deita-se o peixe já par­tido e temperado de sal.
Nunca se destapa o tacho para não pegar ao fundo, volteia-se, segurando-o com as duas mãos.

DOCE DE CLARAS RECEITA CULINÁRIA

DOCE DE CLARAS RECEITA CULINÁRIA

Aproveitam-se duas claras de ovo e ba­tem-se duas colheres, das de sopa, de açúcar, durante bastante tempo até ficarem rijas. Unta-se com manteiga um prato de ir ao forno, enche-o com as claras e leva-se ao forno a alourar. Serve-se assim.

BACALHAU Á PORTUGUESA RECEITA CULINÁRIA

BACALHAU Á PORTUGUESA RECEITA CULINÁRIA

Cozem-se duas postas de bacalhau, dois ovos, algumas batatas e cebolas.
Desfia-se o bacalhau, cortam-se as batatas, cebolas e ovos, às rodas não muito grossas e deixa-se arrefecer.
Deita-se numa caçarola, um pouco de azeite e uns dentes de alho, sobre camadas de bacalhau esfiado, de cebolas, de ovos, barrando cada camada com salsa picada, uma pitada de pimenta e colorau.
Dissolve-se uma colher de Maisena em água fria que se deita sobre a última camada.
Leva-se a caçarola ao forno bem quente.
Serve-se na mesma caçarola.

LÍNGUA ESTUFADA RECEITA CULINÁRIA

LÍNGUA ESTUFADA RECEITA CULINÁRIA

1 língua de vaca
sal
cebola
1 colher de banha(sopa)
1 colher de manteiga (sopa)
pimenta
1 copo de vinho branco pequeno

Tira-se a pele a uma língua, lava-se, limpa-se e tempera-se de sal, deixando repousar algumas horas ou mesmo de um dia para o outro.
Num tacho com água a ferver, dá-se uma fervura à língua. Tira-se para fora, põe-se numa caçarola e tempera-se com cebola pica­da, uma colher de banha, outra de manteiga, pimenta, um copinho de vinho branco — tapa-se e deixa-se ferver lentamente.
Se principiar a secar, vão-se juntando umas colheres de água a pouco e pouco.
Serve-se acompanhado de esparregado de nabiças.

CREME RAPIDO

Creme rápido
Põe-se ao lume um pouco de leite bem doce. Deixa-se ferver. Retira-se do lume, para arrefecer, juntando-se-lhe, quando frio,
uma gema de ovo. Mexe-se e volta ao lume brando a engrossar.
Quando se retira o creme do lume, junta-se-lhe uma clara de ovo batido em neve, mexe-se bem (não volta ao lume) e serve-se.

SOPA DE OSSOS

Sopa de ossos

Depois de devidamente lavados e salpi­cados de sal, põem-se a cozer alguns ossos de vaca, com batatas, cenouras, cebolas e arroz.
Quando tudo estiver cozido, tiram-se os ossos para fora e extrai-se-lhe o tutano que se passa pelo passador, junto com as batatas, ce­nouras, cebolas e arroz, ficando tudo em puré.
Acrescenta-se a água da panela e junta-se o puré.
Serve-se bem quente.

BIFES RECEITA CULINÁRIA

BIFES RECEITA CULINÁRIA

bifes
alho
sal e pimenta
margarina
farinha
leite
sumo de limão
1 ovo

Tendo os bifes já cortados, batem-se muito bem com o batedor e temperam-se com alho picado, sal e pimenta, e fritando-os em margarina. Estando prontos, retiram-se para uma travessa.
À gordura que fica, junta-se uma colherzinha de farinha desfeita em leite e sumo de limão. Leva-se ao lume a engrossar, deita-se bem quente por cima dos bifes.uma gema de ovo. Mexe-se e volta ao lume brando a engrossar.
Quando se retira o creme do lume, junta-se-lhe uma clara de ovo batido em neve, mexe-se bem (não volta ao lume) e serve-se.

CANJA DE CEBOLA

Canja de cebola

Faz-se esta sopa com batatas e cebolas que se levam ao lume a cozer, na proporção de meio quilo de batatas para duas cebolas.
Estando cozidas, tiram-se para fora e pas­sam-se pelo passador. Acrescenta-se a água em que foram cozidas as batatas e cebolas, e põe-se novamente ao lume, a levantar fer­vura. Tempera-se com uma colher de banha e outra de azeite, um ramo de salsa e uma chávena de arroz.

CARNEIRO ASSADO RECEITA CULINÁRIA

CARNEIRO ASSADO RECEITA CULINÁRIA

Carneiro assado em água

Esfrega-se o carneiro que se pretende assar com pimentão, alho, sal, pimenta e vinho branco, deixando estar algum tempo a tomar gosto. Depois, deita-se num tacho, juntando--lhe duas cebolinhas cortadas aos quartos, umas tirinhas de toucinho e um ramo de salsa.
Cobre-se de água, tapa-se e deixa-se fer­ver em lume brando, durante bastante tempo.

SARDINHAS

Sardinhas sem espinhas

Depois de escamadas, abrem-se as sardi­nhas pela barriga abaixo e tira-se-lhe a es­pinha com cuidado para não se esmagarem, ficando unidas pelas costas.
Faz-se um estrugido com azeite, cebola picada, pimenta, colorau doce e alho picado. Quando a cebola alourar, junta-se-lhe um pouco de bacalhau e batata cozida e esma­gada. Estando tudo desfeito, liga-se com uma colher de farinha desfeita em água, re­tira-se do lume este recheio e enchem-se as sardinhas; passam-se por ovo batido, depois por farinha e novamente por ovo, fritando em azeite.

ACORDA COM OVO

Açorda com ovo

Escalda-se o pão duro, com água a fer­ver, e esmaga-se bem.
Num tacho com um pouco de azeite, frita-se um dente-de-alho e vai-se acrescen­tando, pouco a pouco, a água suficiente para cozer o pão que se lhe junta quando a mesma estiver já a ferver.
Estando quase pronto adiciona-se-lhe uma gema de ovo batida, mexendo rapida­mente e retirando logo do lume.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

PASTEIS DE ARROZ RECEITA CULINÁRIA

Pastéis de arroz com chouriço

Pica-se o arroz, depois de cozido e bem enxuto; junta-se-lhe um ou dois ovos (as claras batidas em castelo), um pouco de chouriço desfiado, e tempera-se com pimenta, cebola picadinha e salsa. Liga-se tudo muito bem.
Divide-se em pastéis e fritando-os em azeite.

ARROZ DE GRELOS RECEITA CULINÁRIA

ARROZ DE GRELOS

1 colher sopa com azeite
1 colher de sopa com banha
1 cebola
1 ramo de salsa
pimenta qb
arroz
grelos

Leva-se ao lume, numa caçarola, uma colher de azeite e outra de banha.
 Deixa-se aquecer e junta-se-lhe uma cebola cortada às rodas, um ramo de salsa, e tempera-se de pimenta.
Quando a cebola alourar, acrescenta-se água suficiente para cozer o arroz; este jun­ta-se logo que a água ferva.
Quando o arroz estiver quase cozido, ti­ra-se da caçarola uma porção destinada aos pastéis. Deixa-se acabar de cozer o que ficou ao lume, juntando-lhe os grelos mal cozidos e cortados aos pedaços.
Quando pronto, enforma-se e põe-se na travessa de ir à mesa. 

Em volta, guarnece-se com os pastéis de arroz.

MIOLOS COM BATATAS FRITAS RECEITA CULINÁRIA

Miolos com batatas fritas

Lavam-se duas mioleiras de carneiro; mer­gulham-se em água a ferver, retiram-se ime­diatamente, limpam-se de peles e esmagam-se muito bem.
Pica-se uma cebola muito bem e leva-se ao fogo a refogar, com a polpa de dois to­mates, azeite, banha e alho picado. Quando a cebola estiver alourando, juntam-se os mio­los, retirando do lume ao fim de 15 minutos.
Batem-se dois ou três ovos inteiros com miolo de pão duro muito bem esfarelado, juntando e misturando com o refogado, a que se junta ainda salsa picadinha e pimenta.
Vai ao lume a cozer os ovos durante 5 minutos.
Serve-se na travessa, acompanhado de batatas fritas às rodas.

SOPA DE FEIJÃO RECEITA CULINÁRIA

SOPA DE FEIJÃO RECEITA CULINÁRIA

Coze-se o feijão na água que se julgue suficiente para a sopa.
 Quando estiver cozi­do, tira-se e passa-se pelo passador.
Junta-se o polme à água onde o feijão foi cozido e tempera-se com azeite e banha.
 Pode juntar-se a esta sopa arroz ou couve esfarrapada.

MAÇÃS ASSADAS RECEITA CULINÁRIA

MAÇÃS ASSADAS RECEITA CULINÁRIA

Maçãs assadas no forno

Descascam-se as maçãs, tirando-lhes o cascabulho. Ficam assim com uma cavidade que se enche de açúcar. Vão ao forno, a assar, tendo o cuidado de as não voltar para o açúcar não se entornar. Se não quiser tirar a casca, lave bem as maçãs, tirando só qualquer bocado que esteja tocado.

PEIXE ASSADO RECEITA CULINÁRIA

PEIXE ASSADO RECEITA CULINÁRIA

Goraz ou pargo assado no forno
Toma-se a parte do rabo do peixe — que é a melhor para assar — e esfrega-se com colorau, alho picado e pimenta. Cobre-se com cebola às rodas fininhas, rega-se com azeite, juntando-se-lhe um pouco de banha, um ramo de salsa, uma folha de louro par­tida aos pedacinhos e um tomate cortado às rodas, e leva-se ao forno.
Não é aconselhável assar as batatas junto com o peixe, pois tira-lhe o gosto. Será preferível fritá-las aos quartos, juntando ao peixe, quando estiver pronto.

SOPA DE GRÃO RECEITA CULINÁRIA

SOPA DE GRÃO RECEITA CULINÁRIA


Põe-se de molho, na véspera, meio litro de grão.
Coze-se junto com uma cebola inteira, sal, pimenta e uma boa colher de azeite.
Passa-se depois de bem cozido, pelo pas­sador, lançando o polme assim obtido na mesma água onde se cozeu o grão.
Depois de levantar fervura, junta-se-lhe uma chávena de arroz.

MOLHO BRANCO RECEITA CULINÁRIA

MOLHO BRANCO RECEITA CULINÁRIA

Num pouco de leite, dissolve-se uma colher de farinha, outra de manteiga, tem­perado de sal e pimenta.
Leva-se ao lume, a engrossar, e, quando se retira, deitam-se algumas gotas de sumo de limão.

PEIXE COZIDO COM MOLHO BRANCO RECEITA CULINÁRIA

PEIXE COZIDO COM MOLHO BRANCO RECEITA CULINÁRIA

Coze-se o peixe e as batatas descascadas e partidas aos quartos, com uma cebola inteira.
Depois de tudo cozido, dispõe-se na tra­vessa e cobre-se com o molho branco.

SOPA DE PEIXE RECEITA CULINÁRIA

SOPA DE PEIXE RECEITA CULINÁRIA

Põe-se a refogar levemente, numa caça­rola, uma cebola cortada às rodelas grossas, um tomate passado pelo passador, sal, pi­menta, um ramo de salsa — com um fio de azeite.
Quando a cebola principiar a alourar, junta-se-Ihe a água onde se cozeu o peixe e deixando levantar fervura, em seguida dei­tam-se para dentro dois ovos (como para es­calfar) fervem 2 ou 3 minutos.
Tem-se fatias de pão duro, (cortadas fininhas) dentro de uma terrina, colocam-se em cima os ovos e escalda-se tudo com a água do peixe a ferver. Abafa-se a terrina e serve-se.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

DOCE DE TOMATE RECEITA CULINÁRIA

DOCE DE TOMATE RECEITA CULINÁRIA

Para se pelar bem o tomate, passa-se levemente com a lâmina da faca, sem o cortar, durante algum tempo, na parte oposta ao pedúnculo do tomate; depois, com o bico da faca, puxa-se a pele que sairá com facilidade.
Limpa-se de pevides o polme assim obtido e junta-se-lhe igual peso de açúcar, levando ao lume a tomar ponto. 

Quando começar a ferver, mexe-se sempre, para não se pegar ao fundo do tacho (que deverá ser, de preferência de barro e que só sirva a doce).
Se for para guardar, deixa-se ferver durante uma hora e meia; sendo para comer na ocasião, bastará uma hora. Ao tirar do lume, deixa-se esfriar e deita-se em taças, frascos de vidro ou tigelas.

COZIDO Á PORTUGUESA RECEITA CULINÁRIA

COZIDO Á PORTUGUESA RECEITA CULINÁRIA 

1 quilo de carne própria para cozer (ganso, acém ou puja-douro), limpa-se, tirando-se-lhe os ossos e a gordura.
Numa panela com bastante água, coloca-se a carne, os ossos e as gorduras, a que se junta um pedaço de toucinho e outro de presunto; tempera-se de sal e deixa-se ferver.
Logo que a carne esteja quase cozida, junta--se-lhe cenouras, batatas, nabos, hortaliça e metade de um chouriço de tamanho regular.
Com algumas conchas de caldo faz-se um pouco de arroz enxuto que se enforma numa tigela e se desenforma para a travessa enfeitando-a com rodelas de chouriço cozido. Dis-põem-se, à volta, as carnes e os legumes, dando um bonito aspecto à travessa.
O caldo divide-se em duas partes, das quais se destina uma para a sopa do jantar, em que se pode cozer massa miúda, guar­dando a outra parte para a sopa das refeições do dia seguinte, que se poderá fazer com massa mais grossa ou arroz, conforme a pre­ferência, mas só no dia em que for servida.

BACALHAU ESTUFADO RECEITA CULINÁRIA

BACALHAU ESTUFADO RECEITA CULINÁRIA

1 posta de bacalhau
batatas
cebolas
tomates
1 ramo de salsa
1 dente de alho
pimenta
sal
azeite


Lasca-se uma boa posta de bacalhau.
Cortam-se, às rodas, batatas, cebolas e tomates.
Coloca-se tudo, às camadas, numa caçarola, com um ramo de salsa, um dente-de-alho picado, pimenta, sal e uma colher de azeite.
Leva-se ao lume, conservando sempre tapada a caçarola.
Coze-se em lume brando.

SOPA DE CENOURAS

Sopa de cenouras
Coze-se conjuntamente uma porção de ce­nouras e um pouco menos de batatas. Passa­sse tudo pelo passador, tempera-se com banha e azeite, juntando-se-ihe um pouco de arroz.

ARROZ DOCE RECEITA CULINÁRIA

ARROZ DOCE RECEITA CULINÁRIA

175 g de arroz
3/4 de litro de leite
125 g de açúcar
3 gemas de ovos
2 colheres de sopa de natas.

Lavem o arroz. Cozam--no com o leite e o açúcar sobre lume brando durante 45 minutos, até que o arroz absorva todo o leite. Fora do lume, adicionem os ovos e as natas. Misturem bem. Deitem numa travessa e introduzam no frigorífico durante 5 horas. 

BOLO DE CHOCOLATE RECEITA CULINÁRIA

BOLO DE CHOCOLATE RECEITA CULINÁRIA

4 ovos
150 g de chocolate em barra
150 g de man­teiga
150 g de açúcar
150 g de farinha
 frutas cris­talizadas
chantilly.

Separem as gemas das claras. Derretam o chocola­te em banho-maria. Fora do lume, juntem a mantei­ga e misturem bem. Batam as gemas com o açúcar. Adicionem o chocolate e depois a farinha. Mis­turem tudo cuidadosamente. Deitem a massa numa forma quadrada (ou redonda) previamente untada. Introduzam em forno médio (180 °C) durante 30 mi­nutos. Desenformem o bolo ainda quente e de­corem com frutas cristalizadas. Podem servir o bolo acompanhado com chantilly. O chantilly liga muito bem com o sabor a chocolate. Além disso, o contraste do branco com o escuro, salpicado com o colorido das frutas cristalizadas é muito decora­tivo.

TARTE DE AMEIXAS

Tarte de ameixas

Ingredientes
500 g de ameixas secas; massa quebrada ou areada; natas e açúcar.

Preparação
De véspera, ponham as ameixas de molho em água. Retirem os caroços e escorram-nas bem num passador. Preparem a massa, estendam-na e forrem com ela uma forma de tarte. Cubram o fundo com as ameixas. Esten­dam a restante massa e cortem-na em tiras com 1 cm de largura. Disponham-nas sobre as ameixas formando uma grade. Introduzam em forno médio (180 °C) e deixem cozer cerca de 45 minutos. Sir­vam a tarte morna ou fria com as natas ligeiramente adoçadas.

BRIOCHES RECHEADOS

Brioches recheados
Ingredientes
6 bríoches redondos pequenos (ou mais) compra­dos na padaria; 4 maçãs; 1 colher de sopa de man­teiga; 50 g de açúcar.


Preparação
Cortem a «cabeça» dos brioches e esvaziem-nos com cuidado. Lavem, descasquem e cortem as maçãs em lâminas. Alourem-nas na manteiga bem quente e polvilhem com o açúcar. Aqueçam um pouco os brioches no fomo e depois recheiem-nos com as maçãs. Decorem cada brioche com 1 cereja cristalizada.

FRITOS DE MAÇÃ

Fritos de maçã

Ingredientes
300 g de farinha; 3 ovos; 50 g de açúcar; 2,5 dl de leite; 4 ou 5 maçãs; sumo de limão; óleo para fritar; açúcar e canela.

Preparação
Numa tigela, misturem a farinha com os ovos e o açúcar. Adicionem o leite a pouco e pouco. A mas­sa obtida deve ser bastante espessa. Descasquem as maçãs, cortem-nas em rodelas com 1/2 cm de espessura e retirem os corações. Reguem-nas com sumo de limão para evitar que escureçam. Deitem óleo numa frigideira (ou utilizem a fritadeira eléc­trica) e deixem aquecer o óleo. Peçam ajuda aos vossos pais, se precisarem. Passem 4 rodelas de cada vez na massa e fritem-nas no óleo dos dois lados. Retirem e deixem escorrer sobre papel ab­sorvente. Sirvam os fritos de maçã mornos polvilhados com açúcar e canela

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

MELÃO« NÃO ME ESQUEÇAS»

Melão «não me esqueças»
Cortem e descasquem 1 melão em talhadas e introduzam-no num xarope feito com água, açúcar e rum nas seguintes propor­ções: 2,5 dl de água; 2,5 dl de rum; 100 g de açúcar. Deixem marinar durante cerca de 1 hora. Deitem depois este líquido num recipiente e levem-no a ferver durante alguns minutos, após o que devem deitá-lo sobre as talhadas de melão, que, entre­tanto, foram dispostas num prato de serviço. Introduzam no frigorífico e sirvam fresquíssimo. Dado o seu teor alcoólico, penso que seja mais pró­prio para os vossos pais. Mas, se for do vosso agra­do, poderão provar uma talhada sem receio.

MELANCIA EM CHAMAS

Melancia em chamas
Retirem a polpa a uma melancia pequena. Tirem as pevides e cortem-na em cubinhos para dentro de uma saladeira. Juntem 3 damascos e 2 bananas cor­tados em bocados e algumas cerejas ou framboe­sas. Polvilhem tudo com 2 ou 3 colheres de açúcar e temperem com o sumo de 2 limões. Introduzam no frigorífico. Na altura de servir, coloquem nos la­dos da saladeira cubos de açúcar embebidos em rum e ... peguem-lhes fogo. Sirvam imediatamente! (Será prudente pedir ajuda aos pais para incendiar os cubos de açúcar.)

MELÃO FANTASIA

Melão fantasia
São necessários alguns melões pequenos. A cada um, corta-se uma pequena calota. Retirem as pevi­des e depois, com uma colher especial (como a que se usa para fazer batatas às bolinhas), escavem a polpa até que esta fique em pequenas esferas. Depois de esvaziados, polvilhem os melões com açúcar, encham as cascas com as bolinhas da polpa e com framboesas e morangos. Por fim, adi­cionem 1 cálice de marrasquino e levem ao frigorí­fico para refrescar.

MELANCIA«MEU AMOR»

Melancia «meu amor»
Cortem uma pequena calota à melancia e guar­dem-na. Cortem a polpa em cubinhos depois de terem retirado as pevides e coloquem-nos numa tigela. Limpem e cortem em bocadinhos 2 pêsse­gos, 3 bananas, 4 damascos e juntem tudo à polpa de melancia. Temperem com 5 colheres de açúcar, sumo de 2 limões e 1 cálice de marrasquino. Mis­turem, deitem esta salada para dentro da melancia e tampem-na com a calota que cortaram no início. Coloquem a melancia no frigorífico até à altura de servir.

GELADO COM MORANGOS

Gelado com morangos

Ingredientes


5 Colheres de sopa de sumo de limão; 500 g de morangos; 1 colher de sopa de curaçau; 180 g de água; 300 g de açúcar.

Preparação
Coloco o sumo de limão, os morangos, o curaçau, a água e o açúcar no liqüidificador e batam até obter um puré. Deitem a mistura num recipiente e levem a congelar durante 3 horas. Deitem o composto numa tigela e batam-no até que fique mole, se bem que ainda gelado. Voltem a metê-lo no congelador até que endureça. Sirvam em taças.

GELADO DE LIMÃO

Gelado de limão

Ingredientes:
6 limões grandes; 300 g de açúcar; 1/2 litro de água; 2 folhas de gelatina; 6 cerejas.


Preparação
Cortem uma calota a cada limão a cerca de 1/3 do seu comprimento. Espremam todos os limões para lhes retirar o sumo e esvaziem bem as cascas de modo a obterem 6 tacinhas. Dissolvam o açúcar na água. À parte, dis­solvam a gelatina e juntem-na ao xarope de limão com um pouco de raspa da- casca de limão. Intro­duzam no frigorífico durante 3 horas até ficar gela- * do. Deitem o preparado numa tigela fria e batam com a batedeira até que esteja liso. Deitem este creme nas tacinhas de casca de limão e enfeitem com uma cereja. Que frescura: até vão pensar que estão no Pólo Norte!

GELADO DE MELANCIA

Gelado de melancia
Ingredientes
Meia melancia sem casca nem pevides e com a polpa cortada em cubinhos; 3 colheres de sopa de açúcar; 4 colheres de sopa de sumo de limão; 1 pitada de sal; 1/2 litro de água; rodelas de limão.

Preparação
Coloquem no liqüidi­ficador 100 g de polpa de melancia, o açúcar, o sumo de limão, o sal e a água. Batam. Deitem este preparado num recipiente que vá ao congelador e deixem congelar durante 3 horas. Desenformem para uma tigela e batam energicamente, de pre­ferência com uma batedeira. Voltem a introduzir o preparado no congelador até endurecer. Sirvam em taças coloridas enfeitando-as com rodelas de limão.
Apetite de gelado
... de baunilha
Ingredientes
6 gemas de ovos; 400 g de açúcar; 1 litro de leite; 1/2 vagem de baunilha.

Coloquem as gemas de ovos num tacho com o açú­car e quando estiverem bem batidas juntem-lhes pouco a pouco o leite quente no qual esteve pre­viamente em infusão a vagem de baunilha. Levem de novo o creme ao lume, mexendo sempre sem deixar ferver. Logo que esteja consistente, deitem o creme para um recipiente e deixem arrefecer. Quando o creme estiver frio, metam-no na sorveteira rodeado de gelo partido e sal. Sirvam e sa­boreiem devagarinho para melhor poderem apre­ciar.
Apetite de gelado
... de pêssego
Ingredientes
250 g de açúcar; 1/2 litro de água; 5 pêssegos.
A base do gelado consiste principalmente em fru­ta. Refrescante e nutritivo é um alimento de primei­ra categoria devido às vitaminas e proteínas que contém. Deitem num tacho o açúcar e a água. Colo­quem o tacho sobre o lume e aqueçam sem deixar ferver. Quando o açúcar estiver completamente derretido, tirem o tacho do lume e adicionem os pêssegos em puré. Misturem e deitem o preparado para um recipiente. Logo que esteja frio, metam-no na sorveteira preparada com gelo e sal. Quando estiver duro está pronto.

GELADO DE CHOCOLATE


Apetite de gelado
... com bocadinhos de chocolate
Ingredientes
300 g de chocolate em barra; 700 g de gelado de baunilha.
Ralem o chocolate em bocados não muito pequenos e juntem-no ao gelado de baunilha depois de o terem passado por uma peneira. Misturem lentamente e com muito cuidado e ponham a congelar. Uma
Variante deliciosa deste gelado consiste em juntar à mistura algumas passas amolecidas em água.
Gelado de morango

Ingredientes
60 g de manteiga; 5 ovos; 200 g de açúcar; 400 g de morangos pequenos; 1 colher de sopa de sumo de limão.

Hoje o gelado tornou-se um alimento muito popular e variado. Encontramo-lo sob todas as formas e gostos. Mas melhor do que tudo é prepará-lo nós mesmos em casa. Derretam a manteiga num tacho, retirando-o em seguida do lume. Batam as gemas com o açúcar e adicionem, delicadamente, as cla­ras batidas em castelo. Triturem os morangos e juntem o puré obtido aos ovos com o sumo de li­mão. Por fim, juntem a esta mistura a manteiga der­retida. Mexam bem e deitem este preparado num recipiente que vai a congelar durante 4 horas. Sir­vam em taças e decorem com morangos.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

FLAN DE PERAS RECEITA CULINÁRIA

FLAN DE PERAS RECEITA CULINÁRIA

2 Ovos
100 g de açúcar
150 g de farinha
1/2 pacote de fermento em pó
2,5 dl de leite
70 g de mantei­ga
500 g de peras.

Batam os ovos com o açúcar.
Batendo sempre, juntem a farinha e o fermento.
Adicionem o leite e depois a manteiga derretida.
Misturem bem.
Descasquem as peras e cortem-nas em lâminas.
Disponham-nas no fundo de uma forma re­donda previamente untada e
deitem a massa por cima.
Introduzam em forno médio (180 °C) e dei­xem cozer durante 40 minutos.
Sirvam o flan morno ou frio na forma em que cozeu.

REGALO DE MORANGOS RECEITA CULINÁRIA

REGALO DE MORANGOS RECEITA CULINÁRIA


5 folhas de gelatina
750 g de morangos
1 limão
300 g de açúcar
250 g de chantilly

Ponham a gelatina de molho em água fria.
Reduzam 500 g de morangos a puré e juntem o sumo do li­mão.
Deitem o açúcar num tacho, juntem 1 dl de água e deixem derreter sobre lume brando. Adicionem a gelatina escorrida e mexam bem até que a gelatina se desfaça completamente. Juntem este preparado ao puré de morangos.
Introduzam no frigorífico e deixem prender (l hora).
Adicionem-lhe cuidadosamente o chantilly. Deitem metade do preparado numa forma passada por água fria e polvilhada com açúcar.
Disponham os morangos inteiros por cima e cubram com a outra metade do preparado. Introduzam no frigorífico durante 5 horas.
Para desenformar, mergulhem a forma em água morna.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

BATIDO DE IOGURTE

Batido de iogurte

Para este batido, em vez de leite utiliza-se iogurte.
 Descasquem e cortem em fatias 2 pêssegos, 2 ba­nanas, 5 damascos e coloquem-nos no liqüidifica­dor. 
Juntem-lhes 2 embalagens de iogurte, 4 colhe­res de sopa de açúcar e gelo triturado.
 Batam durante 3 minutos e sirvam.
 É um batido nutritivo e refrescante.

RECEITA CULINARIA BATIDO DE TOMATE



Muito original este batido, para quem gosta. Recomendo o como aperitivo. Tirem a pele e as grainhas a 6 tomates bem maduros e cortem-nos em bocadinhos. Coloquem-nos no liquidificador juntamente com 6 colheres de sopa de açúcar, uma pitada de sal, 1 cálice de Madeira (ou outro vinho seco e licoroso) e gelo picado. Batam durante 3 minutos e sirvam acompanhado de qualquer salgadinho.

BATIDO DE BANANA

Batido de banana
Este é de todos os batidos o mais delicado e o mais clássico, com um bom valor nutritivo. Cortem às ro­delas 3 bananas, metam-nas no liqüidificador com 5 copos de leite e 1 colher de sopa de açúcar, meio copo de kirsch e gelo triturado. Batam durante 3 minutos e sirvam em copos altos com palhinhas.

BATIDO DE MELÃO COM NATA


Batido de melão com nata

Cortem aos bocadinhos a polpa de 1 melão e colo­quem-na no liqüidificador juntamente com 4 copos de leite, 60 g de açúcar e alguns pedaços de gelo triturado. Deixem bater durante alguns minutos. Deitem o conteúdo em taças e sobre cada uma delas uma colherada de nata batida com açúcar.

BATIDO DE CHÁ COM FRUTAS RECEITA CULINÁRIA


BATIDO DE CHÁ COM FRUTAS RECEITA CULINÁRIA

2 pês­segos,
3 damascos,
2 colheres de sopa de açúcar,
3 copos de leite,
casca de limão,
gelo picado
3 chávenas de chá forte.

coloquem todos estes ingredientes no liquidificador.
Como é natural, a fru­ta é primeiro cortada em pedacinhos.
Batam durante 3 ou 4 minutos e sirvam em copos com pa­lhinhas.

TARTLETES

Tartelettes
Ingredientes

massa quebrada
ou massa areada
ou comprem massa de tarte congela­da
350 g a 500 g de frutas da época à vossa esco­lha.

Massa quebrada
Lavem, descasquem e tirem os caroços aos frutos escolhidos. Cortem os frutos grandes em bocadi­nhos. Estendam a massa e forrem com ela tartelettes. Disponham dentro os frutos preparados e pol­vilhem com um pouco de sêmola, se os frutos forem muito sumarentos. Introduzam em forno mé­dio (180°C) durante 20 minutos. Podem utilizar cerejas, morangos, rainhas-cláudias, pêssegos, peras, maçãs, etc.

Massa areada

Forrem as tartelettes com a massa e levem a forno médio durante 15 minutos. Recheiem a massa, já cozida, com o creme dos pasteleiros e, por cima, disponham os frutos crus — morangos, fram­boesas, alperces, bananas, quivis, uvas, pêssegos, ananás, etc. Sirvam logo as tartelettes: a massa areada amolece muito depressa com o contacto do creme e dos frutos.

BOLO DE CHOCOLATE

Bolo de chocolate

Ingredientes
125 g de chocolate em barra
100 g de manteiga
70 g de farinha
125 g de açúcar
4 ovos açúcar em pó.

Preparação

Derretam o chocolate em banho-maria com a manteiga. Numa tigela, mis­turem a farinha com o açúcar e os ovos. Juntem o chocolate derretido. Batam até obter um preparado liso e homogéneo. Deitem a massa numa forma re­donda bem untada. Introduzam em forno médio (180 °C) e deixem cozer 30 minutos. Desenformem o bolo ainda quente. Sirvam-no polvilhado com açúcar em pó.

PUDIM

Pudim



Ingredientes


1/2 Litro de leite;

3 ovos

80 g de açúcar

raspa da casca de 1 laranja

Para o caramelo: 50 g de açúcar; água.


Preparação
Fervam o leite. Batam os ovos com o açúcar e a raspa da casa de laranja. Juntem o leite. Num tacho, ponham o açúcar e cubram com água. Deixem co­zer até obterem uma cor dourada. Deitem este caramelo numa forma de pudim, de modo a reves­tir o fundo e as paredes da forma. Deitem dentro da forma o preparado de ovos e leite. Tapem a forma e introduzam-na na panela de pressão, que deve conter 3 ou 4 cm de água. Fechem a panela e deixem cozer sobre lume brando 25 minutos a par­tir do começo da fervura. Deixem arrefecer o pu­dim e desenformem para o prato de serviço.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

AREIAS RECEITA CULINÁRIA

AREIAS RECEITA CULINÁRIA

massa areada

 Deixem repousar a mas­sa durante 1 hora no frigorífico.
 Estendam-na com o rolo sobre a mesa enfarinhada, de modo a ficar com cerca de 3 mm de espessura. Cortem a massa com um corta-bolachas redondo ou com outro for­mato qualquer. Disponham as bolachas na placa de pastelaria untada e introduzam em forno médio (180 °C) durante 15 minutos. Atenção: vigiem a co­zedura das bolachas, pois elas não devem ficar es­curas. Deixem arrefecer e sirvam-nas.

DOCE DA PRIMA RECEITA CULINÁRIA

DOCE DA PRIMA RECEITA CULINÁRIA


160 g de palitos à la reine
1,5 dl de café com leite adoçado
260 g de manteiga
200 g de açúcar 
300 g de bolinhos de amêndoa
frutas cristalizadas para enfeitar

Com um pincel para bolos humedeçam os palitos à la reine, só para amolecê-los, com o café com leite. Com parte deles, forrem uma forma redonda alta. Batam a manteiga com o açúcar até obterem um creme. Adicionem os bolinhos de amêndoa esfarelados e uma chávena pequena de café com leite adoçado e frio. Deitem tudo na forma e coloquem no frigorí­fico durante cerca de 30 minutos, de modo que o doce fique duro. Desenformem  e enfeitem-no com cerejas cristalizadas e ou­tros palitos à la reine 

BOLO DA AVÓ RECEITA CULINÁRIA

BOLO DA AVÓ RECEITA CULINÁRIA


125 g de manteiga
125 g de açúcar
3 ovos
160 g de farinha
1/2 pacote de fermento em pó
150 g de frutas cristalizadas.

Numa tigela posta dentro de um tacho contendo água quente, batam à mão a manteiga com o açúcar. Quando a mistura se apresentar fofa e esponjosa, retirem a tigela para cima da mesa da cozinha e adicionem os ovos, um a um, batendo sempre até obter um creme liso. Adicionem agora a farinha peneirada com o fermento e misturem com uma colher de pau. Cortem as frutas cristalizadas em bocadinhos, passem-nas por fari­nha e adicionem-nas à massa. Forrem uma forma retangular com papel vegetal untado e deitem dentro a massa. Introduzam a forma em forno bem quente (220 °C) durante 10 minutos e depois em forno médio (180 °C) durante cerca de 45 minutos. Sirvam o bolo frio.

BOLACHAS RECEITA CULINÁRIA


 BOLACHAS RECEITA CULINÁRIA


500 g de farinha
300 g de açúcar
6 ovos
1 colher de sopa de óleo
100 g de miolo de amêndoa.

Misturem bem a farinha, o açúcar, os ovos e o óleo. Pelem e ralem grosseiramente o miolo de amêndoa. Juntem-no à massa. Misturem. Deitem a massa num tabuleiro untado. Introduzam o tabuleiro em forno médio (180 °C) durante 25 minutos. Retirem do forno e cortem as bolachas como na ilustração. Podem utilizar uma carretilha ou uma faca.

OS CHOUX RECEITA CULINÁRIA

OS CHOUX RECEITA CULINÁRIA

2,5 dl de água
100 g de manteiga
50 g de açúcar
125 g de farinha
4 ovos + 1 para dourar
compota.

Num tacho, deitem a água, a manteiga e o açúcar. Deixem levantar fer­vura e juntem a farinha de uma só vez. Deixem co­zer a massa sobre lume brando durante 3 minutos, mexendo.
 Fora do lume, juntem os 4 ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Deitem colhera­das da massa preparada num tabuleiro previa­mente untado e polvilhado com farinha.
 Batam o restante ovo e pincelem os montinhos de massa com um pincel.
 Introduzam-nos em forno médio (180 °C) e deixem cozer durante 25 minutos. Abram a porta do forno e deixem-nos ficar assim mais 5 minutos.
 Retirem os choux do forno e deixem-nos arrefecer sobre uma grelha. Com uma faca, façam--lhes um corte no sentido horizontal e recheiem--nos com a compota de que mais gostarem.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

MOUSSE DE CHOCOLATE RECEITA CULINÁRIA

MOUSSE DE CHOCOLATE RECEITA CULINÁRIA


4 Ovos
100 g de açúcar;
100 g de chocolate em barra.

Numa tigela, batam as gemas com o açúcar até obterem um preparado esbranquiçado. Batam as claras em castelo bem firme. Partam o chocolate em bocadinhos. Derretam-no sobre lume brando, com 2 co­lheres de sopa de água, mexendo com uma espátula de madeira.
Quando o chocolate estiver derretido, juntem-no ao preparado de ovos e açúcar. Com a ajuda de uma espátula de borracha, adicionem cuidadosamente as claras em castelo. Deitem a mousse numa taça e introduzam-na no frigorífico durante cerca de 3 horas.

TORTA DOS CAMPOS


Torta dos campos

Ingredientes
5 Ovos
125 g de açúcar
60 g de farinha
60 g de fécula de bátala
compota á escolha.

Preparação
Batam as gemas com o açúcar até obterem uma mistura fofa e esbranquiçada. Adicionem cuidadosamente a farinha e a fécula, com a ajuda de uma espátula. Deitem a massa num tabuleiro rectangular forrado com pa­pel vegetal untado. Alisem a superfície da massa com uma espátula. Introduzam em forno médio (180º) deixem cozer o bolo durante 10 a 15 mi­nutos .Retirem do forno, desenformem o bolo so­bre, um pano e cubram-no com outro pano. Retirem o pano de cima 10 minutos depois, barrem o
Bolo com compota e enrolem-no cuidadosamente com
A ajuda do pano

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

BOLOS DE PÁSCOA RECEITA CULINÁRIA

BOLOS DE PÁSCOA RECEITA CULINÁRIA

500 g de massa areada;
glacê real; é para a cobertura de chocolate:
100 g de açúcar em pó
2 colheres de sopa de ca­cau;
1 colher de sopa de água quente
1 colher de sopa de manteiga derretida morna.

Estendam a massa com o rolo e uma faca, cortem a massa com as formas que mais gostarem. Coloquem-nas num tabuleiro untado e introduzam em forno médio (180 °C) durante 15 minutos. Entretanto, preparem a cobertura de chocolate, misturando bem os ingredientes, de modo a obterem um preparado homogéneo. Cubram as bolachas com esta cobertura, deixem arrefecer e decorem com o glacé real.