domingo, 12 de dezembro de 2010

RECEITA TRADICIONAL-TRONCO DE NATAL

 Torta de chocolate:
4 ovos
125 g de açúcar
125 g de farinha
100g de chocolate em barra
80 g de manteiga
1 colher de café de fermento em pó 
Creme de castanhas:
300 g de creme de castanhas 125 g de manteiga
2 colheres de sopa de "kirsch"
Decoração:
100g de chocolate em barra



Torta de chocolate:
Untar com manteiga 2 folhas de papel ve­getal com as mesmas dimensões do tabuleiro metálico de ir ao forno. Colocar uma sobre o tabuleiro.
Separar as claras das gemas de ovo. Bater as gemas com o açúcar até ficarem esbranqui­çadas.
Juntar a farinha, o fermento e depois o chocolate e a manteiga derretidos conjunta­mente em lume muito brando.
Bater as claras de ovo em castelo. Mistura­das com leveza. A massa deve ficar bastante consistente para que não escorra durante a cozedura. Deitá-la no centro do tabuleiro até ficar a 3 ou 4 cm dos bordos e tapá-la com papel vegetal.
Cozê-la rapidamente, tendo atenção a que não se queime nem seque.
Logo que esteja cozida, retirá-la do forno. Cobri-la com a 2.a folha de papel, com o lado untado sobre a torta. Enrolá-la imediatamen­te, envolvida no papel. Deixá-la arrefecer. Quando estiver fria, desenformá-la com pre­caução e retirar-lhe os papéis. É um pouco mais frágil do que uma torta vulgar.

Creme de castanhas:
Trabalhar a manteiga numa tigela aqueci­da, para que fique cremosa. Juntar o creme de castanhas. Aromatizá-lo com o "kirsch". Misturar tudo bem.
Montagem do bolo:
Barrar, com cerca de metade do creme, a torta desenrolada. Tornar a enrolá-la com cuidado. Espalhar o resto do creme sobre a torta, alisando-o bem com uma espátula. Pô-la no frigorífico durante algumas horas, para que fique bem firme. Cortar então em bisel as duas extremidades da torta.


 Decoração:
Para uma decoração rápida, partir grossei­ramente o chocolate em lascas, pressionando com muita força uma faca sobre ele. Espa­lhar essas pequenas lascas sobre o bolo.
Para uma apresentação mais cuidada, po­dem preparar-se as autênticas "lascas" de chocolate: derreter o chocolate em banho-maria com uma noz de manteiga e deitar a pasta que se obteve num tabuleiro pequeno. Deixar arrefecer. Ralar a superfície, como se faz para as conchas de manteiga, com a ajuda da lâmina de uma faca mergulhada em água a ferver e depois seca. Colocar com cuidado estes rolos de chocolate sobre a torta.

Sem comentários: