quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

MARQUISE DE CHOCOLATE RECEITA DE CULINÁRIA

MARQUISE DE CHOCOLATE RECEITA DE CULINÁRIA

'Marquise'' de chocolate

30 minutos+ 15 minutos para o creme

Deve fazer-se de preferência na véspera

Para 8 a 10 pessoas:

250 g de chocolate em barra
125 g de manteiga muito boa
3 ovos
100 g de açúcar em pó
essência de baunilha ou de café

Creme inglês: 

1/4 de litro de leite
2 gemas de ovo
50 g de açúcar baunilha ou café


Derreter o chocolate em lume brando, com 3 colheres de sopa de água. Retirar o recipien­te do lume, quando o chocolate estiver derretido.

Trabalhar a manteiga com uma espátula, para que amoleça e fique com a consistência de uma pomada. Não deve aquecer-se, para que não perca o seu aroma.

Separar as claras das gemas de ovo. Juntar as gemas, uma a uma, na manteiga em creme. Deitar seguidamente o açúcar em pó (peneirado, se apresentar grumos) e bater bem a massa.

Misturar depois o chocolate derretido e aromatizá-lo com a baunilha ou com o café. Bater a mistura durante bastante tempo. Deixá-la arrefecer completamente antes de se lhe juntarem as claras batidas em castelo firme.

Deitá-la numa forma untada. Pô-la no frigorífico durante aproximadamente 10 horas.

Preparar um creme inglês com aroma de baunilha ou de café: deitar o leite a ferver so­bre as gemas e o açúcar baunilhados. Levar a engrossar em lume brando, mexendo sempre. Retirar o recipiente do lume, precisamente antes de levantar fervura, quando o creme co­meçar a aderir à colher. Deixar arrefecer.

Para desenformar o doce, mergulhar a forma durante alguns segundos em água a fer­ver. Voltá-la sobre um prato. Decorá-lo em volta com creme inglês.

Sem comentários: