segunda-feira, 26 de julho de 2010

BOLO REI RECEITA CULINÁRIA

BOLO REI RECEITA CULINÁRIA


Primeira massa

1/2 quilo de farinha de trigo
100 gramas de fermento de padeiro
2 decilitros de leite morno

Segunda massa

2 quilos de farinha de trigo
700 gramas de açúcar
600 » » manteiga derretida
300 » » passas
200 gramas de cidrão partido
100 » » pinhões
100 » » ameixas de Elvas, aos quartos
2 » » sal fino
12 ovos inteiros 
12 gemas
4 decilitros de leite

Para se fazer o isco ou 1.a massa desfaz-se o fermento no leite morno e incorpora-se a farinha, amassando bem.

Faz-se com a massa uma bola que se tapa com um pano branco e depois se abafa com um cobertor dobrado, esperando cinco ou seis horas que levede.

Põe-se o alguidar perto do fogão ou em sítio quente.

À parte, deita-se noutro alguidar os dois quilos de farinha, a manteiga, o açúcar, os ovos, o sal e o leite, amassando até se obter uma massa consistente, podendo juntar-se mais leite, se se achar que está dura de mais.

Faz-se esta massa logo que a primeira esteja leveda, pelo que se incorpora uma na outra, amassando bem para que fique bem incorporada, juntando, então as passas, os pinhões, o cidrão, as ameixas de Elvas, as amêndoas, as nozes, aos quartos, deixando a massa levedar mais seis a dez horas, devendo duplicar o seu volume. Convém preparar a massa de noite para estar pronta na manhã seguinte.

Quando se veja que está bem leveda, formam-se os bolos do feitio de coroas, pondo-se uma tigela ou copo grande no centro de cada um, para que não fechem.

Pintam-se os bolos com gemas de ovos batidas e enfeitam--se com ameixas de Elvas cortadas ao meio, peras doces e outras frutas cristalizadas, polvilhando-os com açúcar pilé e levando-os a cozer em forno bem quente.

Introduz-se em cada bolo uma fava seca e uma prenda, qualquer objecto pequeno embrulhado em papel branco, de seda, que será o brinde.

Sem comentários: