sexta-feira, 30 de abril de 2010

RECEITA CULINARIA SOU- FASSA PROVENÇAL

«Sou-fassa» Provençal

Para 1 quilo de carneiro (peito ou costeletas):
300 gramas de carne de porco

200 » » toucinho
100 » » presunto
2 cebolas
3 cenouras

3 nabos
3 pimentos
1 dcl. de caldo de carne ou água
2 ovos inteiros
2 fatias de pão de milho

salsa e alho

Lavam-se e cortam-se os legumes em pedaços como para cozido. As carnes de porco e de carneiro metem-se em água fria e vão a cozer em lume brando. Tira-se a espuma.
Juntam-se os legumes que se deixam cozer lentamente.
Tiram-se as folhas exteriores duma boa couve, enquanto se cozem os outros alimentos, lava-se em muitas águas a parte interior da couve, inteira, e branqueia-se em água salgada durante uns dez minutos.
Escorre-se a couve e afastam-se cautelosamente as folhas* evitando separá-las do caule. Retiram-se delicadamente as folhas do centro. Logo que as carnes estão cozidas desossam-se e cortam-se em pedaços pequenos.
Faz-se um refogado com as cebolas e um pouco de banha. Deixa-se esfriar.
Corta-se o presunto miudamente, junta-se com a carne e com o olho da couve que se miga e retalha em pedacinhos.
Molha-se miolo de pão no caldo de forma que fique bem embebido, mas sem pingar. Num prato grande ou travessa misture tudo e também alho e salsa picados, o miolo de pão feito em papa e os alhos inteiros. Trabalha-se para que fique uma massa homogénea, rectificam-se os temperos e com ela enche--se o centro da couve.
Dobram-se as folhas exteriores de forma a cobrir o picado que enche o centro da couve.
Cobre-se esta com um pano muito fino, de preferência tule ou cassa, usadas, e ata-se com um fio branco, de forma a fechá-la bem.
O caldo da cozedura deve ter sido já coado, de maneira a que fique límpido, mete-se-lhe dentro a couve e vai ao lume, a cozer, uma hora ou hora e meia.

Sem comentários: