domingo, 25 de janeiro de 2009

ARROZ FRIO COM ATUM RECEITA CULINÁRIA

ARROZ FRIO COM ATUM RECEITA CULINÁRIA

Coze-se uma poção de arroz, que não seja gomoso, em água temperada de sal, e deixa-se arrefecer.

Põe-se numa tigela uma colher de mostarda inglesa em pó,sal, pimenta, bastante azeite e vinagre; mexe-se bem e mistura-se com o arroz.põem-se algumas ervilhas cozidas, beterraba cozida e picada e feijão verde cozido e picado.

Abre-se uma lata de atum e parte-se o atum em bocados. Numa forma lisa põe-se uma camada de arroz e vão se pondo separadamente, em camadas finas,estes vários legumes e o atum,apertando bem para que ao desenformar, não se escangalhe.

Depois de se desenformar guarnece-se à roda com o resto dos legumes.

COUVE-FLOR DE FRICASSÉ

Coze-se a couve em água e sal
Parte-se em pedaços, que se passam por gema de ovo batida
Fritam-se em banha e servem-se com molho de fricassé

SOPA COM OVOS

Faz-se um caldo de carne, pelo processo vulgar, engrossa-se com um pouco de farinha e deitam-se-lhe uns cubos de ovo, que se fazem da seguinte maneira: Metem-se dois ovos, com clara e gema, numa tigela, Juntam-se-lhes quatro colheres de leite, sal, para temperar, raspa de noz-moscada. Bate-se tudo junto para ligar bem e deita-se numa vasilha untada com manteiga. Essa vasilha é metido dentro de outra maior onde se deita água e vai ao lume, para cozer tudo em banho Maria. Depois de os ovos cozidos, cortam-se em pequenos cubos que pouco antes de ser servida a sopa são deitados dentro do caldo.

MENISTRONE

125 grs. de feijão verde - 125 grs. de alhos porros brancos - 125 grs. de cenouras - 125 grs. de nabos - 125 grs. de aipo - 50 grs. de manteiga ou de margarina - 2 tomates ou 1 colher de sopa de concentrado de tomate - 2 dentes de alho - 50 grs. de spaghetti - 50 grs. de queijo parmesão ou gruyere raspado - sal - pimenta.
Ponha a ferver 2 litros de agua na panela de pressão. Arranje os le­gumes e corte-os em bocados pequenos. Deite-os na água a ferver com sal e pimenta. Tape. Deixe cozer durante 30 minutos, a partir do começo do movimento rotativo da válvula.
Espere 10 minutos antes de abrir a panela de pressão (a sopa continua a ferver no interior). Junte-lhe spaghetti partido em bocados e a manteiga ou margarina.
Leve novamente a ferver mais 10 minutos. Já fora do lume, espalhe as raspas de gruyere. Sirva imediatamente.
(Pode também juntar aos legumes 125 grs. de feijão seco, posto de molho algumas horas antes. Estes feijões engrossarão a sopa e torná-la-ão ainda mais nutritiva).

CONSOMMÉ DE FRANGO

Miúdos de 1 ou 2 frangos - 1 cenoura - 1 ramo de cheiros - 1 cebola -
2 cravinhos da Índia - 2 alhos porros - 1 ramo de aipo - sal - pimenta
- 1 litro e meio de agua.
Deixe ferver a agua com os legumes, o sal e a pimenta na panela de pressão
Lave os miúdos (pescoço, asas, patas, moela, fígado). Deite-os na agua a ferver. Tape a panela de pressão. Deixe cozer a fogo lento durante 20 minutos, a partir do começo do movimento de rotação da válvula.
Quando estiver cozido, passe o caldo. Engrosse-o com 2 colheres de
tapioca. Deixe cozer ainda durante 10 minutos.

SOPA DE ALHOS

1 cabeça de alho (50 grs.) - 50 grs. de manteiga ou margarina - 1 litro de agua - 2 gemas de ovos - 4 fatias finas de pão - sal. Separe os dentes de alho. Descasque-os e deite-os na panela de pressão contendo 1 litro de agua a ferver já com sal. Tape a panela. Deixe cozer 5 minutos a partir do começo do movimento rotativo da válvula.
Durante este tempo, frite as fatias finas de pão na frigideira em 30 grs. de manteiga ou de margarina. Disponha-as no fundo da terrina. Abra a panela de pressão Passe a sopa. Fora do lume, junte duas gemas de ovos e 20 grs. de manteiga ou de margarina sem deixar de mexer. Deite na terrina.

SOPA DE ALFACE

Cozem-se, em água, alguns alhos doces cortados em rodelas e uma alface cotada em tirinhas. Quando estiverem bem cozidas, junta-se-lhes uma ou duas colheres de manteiga e sal suficiente Em seguida retira-se a vasilha do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Juntam-se depois ao caldo uma ou duas gemas de ovo e salsa picada. Leva-se de novo ao lume, deixa-se levantar fervura e serve-se deitando-se o caldo nos pratos sobre tirinhas de pão fritas em azeite

domingo, 18 de janeiro de 2009

OVOS COM FIAMBRE

TOMATES RECHEADOS

Tira-se com uma colher o meio aos tomates, temperam-se com sal e recheiam-se com uma «mousse», feita com atum de lata, muito passado pela maquina, ou sardinhas de conserva Acabam-se de encher com um pouco de molho de mayonnaises, muito grosso, deixado ficar mais alto do que o buraco, pondo por cima uma azeitona aberta como se fosse uma flor.

ARROZ DE ATUM RECEITA DE CULINÁRIA

ARROZ DE ATUM RECEITA DE CULINÁRIA


Depois de aberta uma lata de atum parte-se em bocados. 
Faz-se um refogado com cebola, juntam-se-lhe cenoura, salsa, tomate e o azeite que vem na lata do atum.
 Deita-se-lhe agua a pouco e pouco e deixa-se ferver bastante. Passa-se este refogado pelo passador e deitam-se-lhe a agua precisa para cozer o arroz e os bocados do atum. Em fervendo, junta-se-lhe o arroz e, depois de ter fervido uns minutos, mexe-se e mete-se no forno, ate acabar de cozinhar.

GELEIA DE MÃO DE VACA

Depois de se cozerem duas boas mãos de vaca, separa-se o caldo e deixa-se esfriar. Depois de frio, tira-se a gordura e vai para o lume, coa-se muinto bem e volta ao lume com duas claras batidas em castelo, para se apanhar bem a gordura. Torna-se a coar; em seguida junta-se um quilo de açucar, um cálice de vinho do Porto, sumo de limão, canela, dois copos de agua; põe-se tudo ao lume e deixa-se ferver até gelatinar. Põe-se em copos e serve.

RISSOLES DE CARNE

Massa:
Uma chicara e meia de farinha, a mesma porção de agua, uma colher, de sopa, de manteiga e uma de chá, de sal.
Derrete-se ao lume a manteiga com a agua; quando levanta fervura, deita-se a farinha e deixa-se cozer. Tira-se para fora e amassa-se. Deixa-se descasar. Fazem-se uns rissoles, passam-se por ovo e pão ralado e ovo infeiro batido. Fritam-se em azeite.

Recheio:
Carne cozida ou, galinha, presunto, fiambre, tudo multo bem picado e passado pela maquina. Juntam-se-lhes uma colher de manteiga derretida, uma colher de farinha e decilitro e meio de leite, e querendo, um pouco de nóz moscada, uma gema e queijo ralado.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

BACALHAU GUISADO RECEITA CULINÁRIA

BACALHAU GUISADO RECEITA CULINÁRIA

Deitam-se numa caçarola cebola ás rodas, dentes de alho também ás rodas, um ramo inteiro de salsa, um bom fio de azeite, batatas ás rodas ou aos quartos, e bacalhau aos bocadinhos.
 Tapa-se a caçarola e põe-se em lume brando, onde ferve devagarinho.
 Acrescenta-se alguma água se for preciso, tempera-se de sal e deixa-se apurar.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ARROZ COM COUVE

Faz-se um refogado com cebola, alho e azeite. Quando a cebola esta loura, deito-se a água suficiente para a sopa. Em levantando fervura, junta-se a hortaliça cortada muito miudinha e logo a seguir o arroz. Tempera-se de sal e deixa-se ferver.

CHISPE COM FEIJÃO BRANCO RECEITA DE CULINÁRIA

RECEITA DE CULINÁRIA CHISPE COM FEIJÃO BRANCO

Este prato, por ser muito substancial, é suficiente para o almoço.
Chamuscam-se, raspam-se e limpam-se os chispes.
 Depois põem-se na panela com o feijão e a água. Coze tudo junto; em geral, o sal do chispe é bastante para temperar a panela.
 Em estando uma coisa e outra cozida, desossa-se o chispe, corta-se aos bocadinhos e junta-se novamente ao feijão.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

FOFO DE COUVE-FLOR

Coze-se uma couve flor em agua e sal sem a deixar amolecida, e põe-se a escorrer dentro de um passador.

Depois de fria desmancha-se,separam-se os raminhos e acomodam-se dentro de uma travessa qu possa ir á mesa e ao forno , devidamente untada com manteiga .

Põe-se um tacho ao lúme com 50 g de manteiga e 50 g de farinha de trigo.

Mexe-se para derreter a manteiga e incorpora-la com a farinha, juntamdo leite quente em quantidade suficiente para obter um creme;deixe-se ferver para cozer a farinha.

Juntam-se três gemas de ovos desfeitas num pouco de leite frio tres colheradas de queijo ralado, sal fino pimenta em pó, raspas de nós moscada e 100g fianbre picadinho.

Batem-se as claras em castelo firme misturam-se levemente no preparado e deita-se tudo sobre os ramos da couve-flor.

Mete-se imediatamente no forno e serve-se logo que estiver tufado.

TOMATES MIRAMAR

CARNE ESTUFADA COM CEBOLHINHAS

Escolha-se um bom pedaço de carne do assém redondo. Esfregue-se com sal e pimenta, ponha-se dentro dum tacho com muitas cebolinhas novas em volta e outras tantas cenouras raspadas. Tempere-se com manteiga e um pouco de banha,um ramo de salsa, um copo de vinho da Madeira e um pouco de caldo.Tape-se o tacho e ponha este ponha-se este no forno para estofar a carne lentamente,volte de ves enquanto, torne a tapar; no fim de tres horas está pronta.

Corte-se em fatias,com guarnição das cebolinhas e das cenouras em volta.

SOPA Á ITALIANA

Em caldo de carne ou água com um pouco de manteiga, coza-se depois de ter posto o sal suficiente o arroz.Quando estiver cozido, Tres minutos antes de ir para a mesa,deitem-lhe uma colher bém cheia de salsa picada muito miudinha e queijo, ralado a gosto.

domingo, 11 de janeiro de 2009

BACALHAU COM ESPINAFRES RECEITA CULINÁRIA

BACALHAU COM ESPINAFRES RECEITA CULINÁRIA

Faz-se um refogado, põe-se dentro o bacalhau aos bocados. Cozem-se os espinafres, passando-os pela máquina. passa-se também o bacalhau.

Fas-se igualmente um esparregado de espinafres e um pore de batata bastante mol, junta-se tudo mexe-se muito bém, juntando uma colher das de sopa de manteiga e um pouco de leite para ficar bem leve. torna-se a mexer, vai ao lume e em seguida serve-se

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PASTÉIS DE BACALHAU RECEITA CULINÁRIA

PASTÉIS DE BACALHAU RECEITA CULINÁRIA

bacalhau
batatas
ovos
pimenta
salsa

Para cada posta de bacalhau calcule-se o dobro do peso de batatas, pouco mais ou menos. Cozam-se separadamente.
As batatas passam-se na maquina, o bacalhau bate-se sobre uma tabua com um maço até ficar em linhas. Põem-se então as duas coisas dentro de um recipiente e vão-se juntando ovos um a um batendo-se com uma colher . Um pouco de pimenta, e salsa picada.
A massa deve ficar durinha, de forma a tomar feitio com a colher.
O azeite para fritar os pasteis deve ser posto a aquecer não em frigideira mas num tacho. O lume deve ser esperto, mas não tanto que afogueie os pasteis. Que estão prontos quando dourados.
A massa deita-se com uma colher de sopa, ajeitando com um garfo